O Poder dos Temperos!!!

o poder dos temperos

Condimentos ou especiarias ou simplesmente temperos! A utilização destes elementos na comida e na bebida ressaltam o sabor e o aroma de qualquer prato. Sejam eles salgado, doce, forte ou suave, cada um tem seu próprio mérito. O que fica gostoso ou não ao ser misturado, varia de acordo com o paladar.

 

 

Atualmente, encontramos os temperos vastamente disponíveis nas prateleiras dos supermercados e mercearias, mas nem sempre foi assim, pois historicamente eles eram de difícil acesso e somente os nobres podiam apreciá-los.

Nenhum outro componente culinário teve um papel tão determinante na história mundial como os temperos. Por causa deles, muitas guerras foram travadas, muitas nações tornaram-se prósperas e se desenvolveram, outras tantas se acabaram, rotas comerciais foram abertas, hábitos gastronômicos modificados, pois quando os povos cansavam de seus condimentos nativos saiam em busca de novos sabores; muitos deles, no entanto, eram procurados por suas propriedades medicinais. A guerra luso-holandesa da década de 1500 entre Portugal e Holanda, por exemplo, foi em grande parte motivada pelo acesso à noz-moscada, que acreditava-se poder curar a praga.

Em suas aventuras, a fim de encontrar e cultivar novos temperos, os viajantes também descobriram novas terras. Durante esse período, eles também encontraram metais preciosos, animais raros e novas espécies botânicas. Fortunas foram construídas devido à descoberta de especiarias, e algumas, como as sementes de cominho, foram até mesmo utilizadas como moedas.

As especiarias chegavam às margens do mediterrâneo em pequenas quantidades e logo eram vendidas a preços muito elevados. Isto só contribuía para que o encanto que estas exerciam sobre as civilizações aumentasse a cada dia. Eram considerados quase mágicos por muitas pessoas e vinham de terras distantes, envolvidas num véu de mistério e alguma sedução o que fazia aumentar o interesse do povo.

Os temperos proporcionam aroma agradável aos alimentos, mudam o aspecto visual, trazem beleza aos pratos, realçam o sabor. Mas muitos deles, utilizados diariamente na cozinha, apresentam aplicações que vão muito além de “temperar” os alimentos são considerados medicinais. Na atualidade o uso de algumas plantas utilizadas apenas como temperos estão sendo empregadas na cura ou alívio de doenças e o que para muitos poderia parecer misticismo, feitiçaria ou folclore, já é aceito por cientistas como objeto de pesquisas.

“Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio” (Hipócrates).

 Autora: Delinalva Vieira de Souza                                  

Referências:

Empório Temperos. História dos Temperos. Disponível em:  http://www.emporiotemperos.com.br/historia-dos-temperos.php. Acesso: 05/03/19

Foto – Disponível em:  https://www.boavontade.com/pt/saude/temperos-prontos-versus-temperos-naturais. Acesso: 06/03/19.

 

Posts Recentes

Assine já!

Quer estar por dentro das últimas novidades?

Não se preocupe, também não gostamos de spam ;)
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Veja Também

Postagens Relacionadas

planta
Alimentação

Amaranto

Na busca por alimentos saudáveis e que agreguem propriedades nutricionais e medicinais ao mesmo tempo, os cientistas estão sempre trazendo

Continuar lendo »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional