Alimentos Funcionais e os benefícios para a Saúde

Alimentos funcionaisAlimento funcional é todo alimento ou ingrediente que oferece benefícios ou efeitos metabólicos à saúde além de seu valor nutritivo inerente à sua composição química. São considerados promotores de saúde, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na prevenção e tratamento de doenças crônicas degenerativas como Diabetes, Câncer, dentre outras.

A busca da cura através da alimentação ocorre desde os primórdios da história, e o homem vem se utilizando das mais variadas espécies de vegetais, sob as diversas formas, para tratar as doenças. As questões sobre os hábitos alimentares e suas ligações com a prevenção/tratamento de doenças não devem ser de interesse apenas de alguns, elas fazem parte de discussões entre as pessoas de todos os níveis e áreas de interesse, levando a uma autorreflexão com o propósito de trocar possíveis erros alimentares por uma alimentação saudável.

Nos últimos tempos não apenas no Brasil, mas em muitos outros países intensificaram-se encontros e foros de discussão objetivando novas descobertas e o uso dos alimentos funcionais. Em paralelo, os estudos sobre as necessidades nutricional requeridas pelo corpo humano no estado de saúde e de doença têm avançado muito, já que é comprovada a importância do estado nutricional do paciente na sua evolução clínica.

No entanto, é preciso entender que os alimentos funcionais não devem ser ingeridos como remédio e tão somente quando é diagnosticada alguma patologia ou simplesmente quando a pessoa não se sente bem, mas eles devem ser inseridos nos hábitos alimentares diários para que os benefícios sejam alcançados.

Abaixo, um quadro com os principais compostos funcionais investigados pela ciência:

 

Composto

Ação

Alimentos onde é encontrado

Isoflavonas

Ação estrogênica (reduz sintomas da menopausa) e anti-câncer.

Soja e derivados

Proteínas de soja

Redução dos níveis de colesterol

Soja e derivados

Ácidos graxos ômega-3

Redução do LDL – colesterol; ação antiinflamatória; é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém nascidos

Peixes marinhos como sardinha, salmão, atum, anchova, arenque, etc

Ácido a – linolênico

Estimula o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória

Óleos de linhaça, colza, soja; nozes e amêndoas

Catequinas

Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico.

Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto

Licopeno

Antioxidante, reduz níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata

Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia.

Luteína e Zeaxantina

Antioxidantes; protegem contra degeneração macular

Folhas verdes (luteína). Pequi e milho (zeaxantina)

Indóis e Isotiocianatos

Indutores de enzimas protetoras contra o câncer, principalmente de mama

Couve flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas, rabanete, mostarda

Flavonóides

Atividade anti-câncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante

Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja

Fibras solúveis e

Insolúveis

Reduz risco de câncer de cólon, melhora o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade.

Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc; leguminosas como soja, feijão, ervilha, etc.; hortaliças com talos e frutas com casca

Prebióticos – frutooligossacarídeos, inulina

Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino

Extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon

Sulfetos alílicos (alilsulfetos)

Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico

Alho e cebola

Lignanas

Inibição de tumores hormônio-dependentes

Linhaça, noz moscada

Tanino

Antioxidante, anti-séptico, vaso-constritor

Maçã, sorgo, manjericão, manjerona, sálvia, uva, caju, soja

Estanóis e esteróis vegetais

Reduzem risco de doenças cardiovasculares 


http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html
 

Autora: Delinalva Vieira de Souza

Referências:

DICAS EM SAUDE. Alimento funcional Disponível em:  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html

ENTENDA O QUE É UM ALIMENTO FUNCIONAL. Disponível em: http://www.nutricaopraticaesaudavel.com.br/bem-estar/entenda-o-que-e-um-alimento-funcional/. Acesso: 06/03/19.

Abaixo, um quadro com os principais compostos funcionais investigados pela ciência: 

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