Quinta, Fevereiro 22, 2018
   
Text Size

Pesquisa

image
O IPE vai até você O Instituto de Pesquisas Evolutivas é uma instituição sem fins lucrativos que realiza serviços de esclarecimento á comunidade, que visam proporcionar uma conscientização do homem como ser integral. 

Cebola e suas propriedades nutricionais e terapeuticas

cebolabO nome cientifico da Cebola é Allium cepa, ela é procedente da Ásia, chegou ao Ocidente e atingiu a Pérsia e a partir daí, se disseminou pela África e por todo o Continente Europeu, nas Américas ela chegou com os primeiros colonizadores, sua entrada no Brasil ocorreu  pelo Rio Grande do Sul.

Mesmo provocando lágrimas nas cozinheiras ela esta presente na maioria das receitas, pois é considerada a base de todos os temperos, já que oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos, principalmente quando utilizado o tipo certo para cada receita.

Em sua constituição celular a cebola possui duas substâncias que são responsáveis pelas lagrimas daqueles que as utilizam, as enzimas alinases e sulfuretos (sulfóxidos de aminoácidos). Quando a cebola é cortada, as enzimas decompõem os sulfuretos formando o ácido sulfénico que se decompõem num gás volátil que se dissipa pelo ar e chega aos olhos, reagindo com a água dos olhos e formando uma solução fraca do acido sulfúrico que irrita as terminações nervosas e faz os olhos arderem.  

O valor nutricional a cada 100gr de cebola inclui: Calorias 33 kcal, Proteínas 1,5g, Gordura 0,3g, Vitamina A 125U.1., Vitamina B1 60mcg, Vitamina B2 45mcg Vitamina B3 0,15mg, Vitamina C 10mg, Potássio 180mg, Fósforo 45mg,  Cálcio 35mg, Sódio 16mg, Silício 8mg, Magnésio 4mg, Ferro 0,5mg.

Mas, além de realçar o sabor dos alimentos e da riqueza nutricional a cebola possui qualidades medicinais que ajudam no combate de muitas patologias crônicas.

Flavonóides –é o nome dado a um grupo de metabólitos secundários da classe dos polifenóis. São componentes de baixo peso molecular encontrado em diversas espécies vegetais. Apresentam efeitos como antioxidantes, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, antialérgico, anti-câncer, anti-diabético, anti-úlcera e auxilia na absorção da vitamina C. Entretanto, o efeito mais importante é a propriedade antioxidante.

Quercetina - é um tipo de flavonóide natural que possui propriedades farmacológicas, tais como Anti-inflamatória, anti-carcinogênica, pois atua no sistema imunológico, antiviral, influencia na inibição de cataratas em diabéticos, anti-histamínicas (antialérgicas), cardiovascular, entre outras atividades. Entre as principais ações da quercetina destaca-se o seu poder de remover os radicais livres, exercendo um papel citoprotetor em situações de risco de dano celular. Junto com a vitamina C, a quercetina demonstrou efeitos sinérgicos na função antioxidativa.

Referencias Bibliográficas:
Disponível em: http://www.diariodecozinha.com/postagem/45/cebolas-e-seus-diferentes-tipos. Acesso em: 18/09/11
Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cebola. Acesso em: 18/09/11

Leia Mais

Move
-

Ação e Reflexão

Notícias em Destaque
Organização

Ser organizado é ser capaz de manter-se na Ordem e a ordem é escolha pessoal de cada um.

Leia Mais...
Disciplina, disciplina, disciplina

Para alcançar o estado de Ser espiritual, o homem deve estabelecer a disciplina em sua vida.

Leia Mais...
O que é ser feliz?

"Dispor da arte inata de transformar as adversidades que a vida apresenta em possibilidades de felicidade é uma opção de quem quer ser feliz."

Leia Mais...
Move
-

Ciência e Tecnologia

Notícias em Destaque
Tecnologia Melhorando a Segurança no Trânsito

O assunto “Segurança no Trânsito” é amplamente abordado em todo o mundo e, todos os dias, novos projetos sobre novas tecnologias são iniciados com o objetivo de tornar o deslocamento no trânsito mais seguro para as pessoas. Alguns destes projetos são...

Leia Mais...
Tecnologia na Palma da Mão

Passam os anos, passam os séculos e tecnologia continua sendo um assunto na moda. Pois, ela sempre se reinventa, sempre se torna atrativa, seja qual for o segmento e a aplicação. Na origem do termo, tecnologia significa conjunto de conhecimentos e habilidades...

Leia Mais...
Tecnologia Jedi - Controle da Mente - Parte 2

No primeiro artigo sobre a tendência da tecnologia no campo de "controle da mente" foi abordado o tema com maior ênfase nas possibilidades na área da saúde. Outra implementação, que está sendo desenvolvida pela Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (Escola...

Leia Mais...
Move
-

Viva Melhor

Notícias em Destaque
Qualidade de vida na terceira idade - Há um início e um fim, mas tudo é vida.

O crescimento da população de idosos, em números absolutos e relativos, é um fenômeno mundial. Atualmente, uma em cada dez pessoas tem 60 anos de idade ou mais e, para 2050, estima-se que a relação será de uma para cinco em todo o mundo e de uma para três...

Leia Mais...
Cuidado com o bonzinho

Você já disse sim quando queria dizer não? Já se predispôs a fazer algo que não queria por interesse? Exerce sempre a função de conciliador entre conflitos? Já deu risada forçada por “educação”? Consome-se de culpa quando desaponta alguém? Já...

Leia Mais...
Como lidar com as diferenças entre os filhos

Cada ser humano é único e, por mais que os pais se esforcem, não é possível tratar todos os filhos da mesma maneira. Os pais amam e brigam com os filhos com a mesma intensidade e tentam tratá-los da mesma maneira, mas eles não são clones.

Leia Mais...
Move
-

Educação

Notícias em Destaque
Felicidade se ensina - parte 2

Bem, se nos dispusemos a ser pais e educadores que ensinarão as crianças a ser felizes, precisamos saber exatamente com que idade e que tipo de intervenção para que este trabalho seja efetivo e se torne parte da disciplina diária.

Leia Mais...
Ensinando seus filhos a orar 2

Na Bíblia e em outros escritos religiosos, muitos autores narram a criação do mundo através da palavra. A prece falada ou mentalizada, tal qual o Verbo Creador que fez surgir o mundo em que vivemos nos ajuda a criar o nosso mundo pessoal, o universo no qual...

Leia Mais...
Felicidade se ensina

Não existe ser humano, no mundo, que não deseje ser feliz. Não existem pais que não desejem isto a seus filhos.

Leia Mais...

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Nossos Eventos

Paulínia - SP
photoMais Fotos...