Quinta, Abril 27, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Design Brasileiro

designA grande criatividade do povo brasileiro é algo que ninguém pode contrariar e pode ser encontrada também naquilo que ele constrói, representado no design de seus produtos.

O design brasileiro situa-se entre os melhores de todo o mundo e o aumento da procura por esses produtos brasileiros favorece na competitividade das indústrias nacionais para novos mercados e para os já tradicionais. A grande diversidade de novas peças, e a riqueza em seus design garantem o diferencial sobre os produtos concorrentes.

Aliados pela expansão e consolidação do design brasileiro no mercado exterior, o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDCI) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) incentiva a criatividade brasileira, através do Programa Design & Excellence Brazil (DEBrazil), atualmente coordenado pelo Centro de Design Paraná. Desde 2003, o DEBrazil apresenta à Europa o melhor do design brasileiro, por meio da participação no prêmio IF Product Design Awards, conquistando várias premiações.

Neste ano, 100 produtos nacionais foram selecionados pelo DEBrazil para participar do IF Product Design Award 2001, dos quais 23 foram premiados em uma das mais antigas e importantes premiações da área de design na Europa. Essas foram as categorias selecionadas: Lazer/Estilo de Vida, Computadores, Luminária, Móveis/Têxteis, Casa/Cozinha, Medicina/Saúde, Indústria e Estudos Avançados, tendo como critérios: qualidade do design, acabamento, escolha de materiais, grau de inovação, adequação ambiental, funcionalidade, ergonomia, percepção do uso, segurança, valorização da marca, design global e uso de novas tecnologias.

Os vencedores receberão em 1º de março de 2011 o selo IF e os trabalhos ficarão expostos em espaço próprio do prêmio pelo período de um ano, em Hannover, cidade alemã onde acontecem as mais importantes feiras comerciais da Europa. Eles ainda integrarão uma mostra virtual na página do IF e o yearbook do prêmio, com uma tiragem de 5 mil exemplares e circulação por 43 países.

É a criatividade do brasileiro, uma característica constituída através dos tempos e oriundo de diversas dificuldades enfrentadas por este povo, que procura sempre sobressair das suas adversidades, usando esta versatilidade que agora capitaliza e ganha mercados internacionais.

Um exemplo do design brasileiro é a Fruteira Centopéia da Desfiacoco Design, do Paraná.

A característica peculiar desta peça de design está na sua utilização. Podendo ser utilizada nos dois lados, a fruteira pode comportar tanto frutas grandes quanto pequenas, além de permitir inúmeras possibilidades de formato. Também possui apreço ecológico, pois em sua composição encontram-se materiais 100% recicláveis, à base de fibras naturais de coco, cana-de-açúcar e madeira.


Autor: Douglas Alexandre Z. Lameiro

Bibliografia
http://abcdesign.com.br/destaques/design-brasileiro-entre-os-melhores-do-mundo/ (acessado em 12 de janeiro 2011)
http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=10339 (acessado em 13 de janeiro de 2011)
http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/01/05/produtos-brasileiros-recebem-premio-de-design-na-alemanha (acessado em 13 de janeiro de 2011)

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4