Segunda, Outubro 23, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Videogames - parte 7: Recomendações aos Pais

Encontraremos neste artigo as últimas recomendações aos pais no que se refere aos videogames. O que procurar ao escolher um jogo de videogame? Decida o que é aceitável em sua casa e, se você acha que jogos violentos não são aceitáveis, explique ao seu filho o motivo pelo qual isso pode ser ruim para ele. 

Verifique as avaliações do jogo antes de comprá-lo ou permitir que seu filho jogue. Verifique a classificação etária que vem indicada na caixa. Observe o título e a imagem da capa, se eles apresentam temas de sexo e / ou violência, logo, esses temas estão também no jogo. Se possível, esteja familiarizado com o jogo ou leia as suas análises na internet. Às vezes, a parte "ruim" do jogo está nos níveis mais elevados e, só se alcança após um determinado tempo de jogo. Não deixe de supervisionar seu filho como pai / mãe.

Considere o nível de maturidade da criança para determinar quais os jogos são adequados para ela. A idade cronológica não é necessariamente uma medida de maturidade.

Escolha jogos que exijam que o jogador precise criar estratégias e tomar decisões em um ambiente de jogo que é mais complexo do que a bater, roubar e matar. Olhe para os jogos envolvendo vários jogadores para incentivar o jogo em grupo e, com isso a convivência.

De acordo com o psicoterapeuta Robert Butterworth, PhD, você deve "avaliar os programas e jogos e não apenas em termos de violência ou obscenidade, mas em termos do trabalho mental que exigem. Meninos sentem a necessidade de matar dragões e jogar jogos de ação com cowboys e índios", diz ele. "Eles precisam estar em uma fantasia onde são heróis conquistadores; reprimir isso, a longo prazo, pode não pode ser bom."

E assim, chegamos ao final da série sobre as vantagens e desvantagens de se jogar videogames. Como vimos ao longo dos artigos, essa prática pode ser muito positiva, ou muito negativa. Depende do nível de atenção que a criança recebe dos pais.


Bibliografia:
- Retirado de: http://www.raisesmartkid.com/3-to-6-years-old/4-articles/34-the-good-and-bad-effects-of-video-games, acessado em: Janeiro de 2011.
- Retirado de: http://www.media-awareness.ca/english/parents/video_games/good_things_videogames.cfm,   acessado em: Janeiro de 2011.
- Retirado de: http://www.worldstart.com/video-games-good-or-bad/, acessado em: Janeiro de 2011.

LEIA MAIS:

Videogames - parte 1: Vantagens 

Videogames - parte 2: Vantagens

Videogames - parte 3: Vantagens

Videogames - parte 4: Desvantagens 

Videogames - parte 5: Desvantagens     

Videogames - parte 6: Recomendações aos pais

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4