Sábado, Agosto 19, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Sistemas Operacionais x Pirataria

ubuntuQual sistema operacional utilizar em seu computador? Até o momento, o Windows é o sistema operacional com maior aceitação em todo o mundo, seja no uso residencial ou corporativo.

São vários os motivos que levam os usuários a adotarem este sistema, primeiramente por causa da compatibilidade: a maioria dos softwares gratuitos ou pagos que existem no mercado possuem uma versão estável para Windows. De fato, o sistema da Microsoft é um bom sistema operacional. No entanto, custa caro e, muitos optam por adquirir uma cópia pirata em vez de comprar uma cópia original, haja vista que uma cópia da versão mais simples do Windows 7 Home Basic custa R$ 329,00 na Microsoft Store, e uma cópia da versão mais completa deste mesmo sistema custa até R$ 649,00.

Minha intenção neste artigo não é dizer que a pirataria é crime, afinal, o tema é amplamente discutido em todos os veículos de comunicação. Acredito que muitas pessoas utilizam sistemas piratas por ignorância, por falta pesquisar um sistema operacional gratuito que atenda suas necessidades.

Embora isso esteja mudando, grande parte dos usuários de computador ainda são muito leigos em relação até mesmo às funcionalidades mais básicas dos aplicativos que utilizam. Em contrapartida existem muitos sistemas operacionais gratuitos disponíveis no mercado que oferecem aplicativos perfeitamente capazes de suprir as necessidades dos usuários desde iniciantes até os mais experientes. Claro que a adoção de qualquer outro sistema operacional, seja pago, como o Windows da Microsoft, X Lion da Apple ou gratuito, como o Linux Ubuntu da Canonical, exige adaptação.

Com certeza você que está lendo este artigo não aprendeu tudo o que sabe sobre o sistema que utiliza em seu computador sozinho, algum usuário mais experiente lhe deu pelo menos algumas dicas no início. Pois então, se optar por utilizar alguma distribuição do Linux, por exemplo, terá um pouco mais de dificuldade, pois devido ao preconceito que existe em torno destes sistemas, poucas pessoas o utilizam pensando que são difíceis de lidar, quando na verdade: são muito simples. Só exigem um pouco de pesquisa por parte do usuário.

Para os usuários que não são adeptos da pirataria e gostariam de economizar um bom dinheiro quando forem trocar de sistema operacional, gostaria de sugerir o Ubuntu. Este sistema é desenvolvido com base na plataforma Linux e é tão simples de ser utilizado quanto o Windows. Mas, como disse acima: exigirá do usuário uma fase de adaptação.
Quer saber mais sobre o Ubuntu? Acesse: http://www.ubuntu-br.org


Bibliografia:
- Retirado de: http://www.dga.unicamp.br/weblogs/personal/OSREP.html, acessado em: Novembro de 2011.
- Retirado de: http://gs.statcounter.com/#os-ww-monthly-201009-201110,   acessado em: Novembro de 2011.
- Retirado de: http://www.networkworld.com/news/2011/012111-ballmer-hu-china-software-piracy.html, acessado em Novembro de 2011.
- Retirado de: http://www.ubuntu-br.org, acessado em Novembro de 2011.
Imagem:
http://www.addwallpaper.com/257-linux-ubuntu-wallpaper/ubuntu-wallpaper - acessado em 08/12/2011 às 22:20

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4