Quinta, Abril 27, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Tecnologia Jedi - Controle da Mente - Parte 2

jediiiNo primeiro artigo sobre a tendência da tecnologia no campo de "controle da mente" foi abordado o tema com maior ênfase nas possibilidades na área da saúde. Outra implementação, que está sendo desenvolvida pela Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (Escola Politécnica Federal de Lausanne) em parceria com a montadora Nissan, é um veículo inteligente que pode usar dados de ondas cerebrais.

Inúmeros sensores externos e câmeras, sensores de ondas cerebrais lêem o que o condutor está planejando fazer a seguir. Tendo antecipado suas intenções, o carro assume o comando, eliminando a necessidade da tediosa e lenta resposta através dos movimentos físicos.

Para aqueles que preferem o "poder" do pedal, a Toyota está trabalhando com a Saatchi & Saatchi, Ciclos e Parlee DeepLocal para desenvolver uma bicicleta que troca as marchas com base no pensamentos de seu piloto.

Headsets e capacetes são alternativos de hardware baratos, fáceis de usar para conectar-se à mente. Mas existem outras técnicas mais invasivas em desenvolvimento. No instituto Brown Institute for Brain Cience nos EUA, os cientistas estão ocupados, inserindo chips diretamente no cérebro humano. A tecnologia, apelidada de BrainGate, envia comandos mentais diretamente a um computador.

O indivíduo ainda tem de ser fisicamente "plugado" em um computador através de cabos que saem de suas cabeças. No entanto, a equipe está trabalhando agora em miniaturização dos chips e torná-los sem fio. BrainGate está desenvolvendo maneiras de usar o poder da mente para controlar o cursor de um computador na tela, o teclado e, até mesmo, manipular braços robóticos.

Depois de testá-la em macacos, os cientistas já começaram testes em humanos. O pesquisador Prof John Donoghue espera que um dia, sua pesquisa inovadora vá ajudar as pessoas com lesões na medula espinhal ou portadores da síndrome locked-in (síndrome do encarceramento) a andar novamente apenas pensando de mover seus membros.

Mas extrair informações a partir do cérebro, seja por sensores internos ou externos, é apenas uma parte da história. Grande parte do esforço da pesquisa é descobrir como processar de forma eficiente e utilizar os enormes fluxos de dados que o cérebro produz, transformando pensamentos analógicos em informação digital, ligando seres humanos diretamente às redes de informação eletrônica, tais como a internet.

Assim como a raça humana, a tecnologia também tem seu processo evolutivo, que é percorrido a passos largos. A tendência é que muitas das tarefas que os seres humanos não gostam de fazer sejam delegadas às máquinas ou, por elas facilitadas.

Que a moral e a ética sejam respeitadas a cada passo evolutivo que a humanidade e a tecnologia dão, em direção ao futuro, e que a humanidade utilize de sua genialidade criativa para tornar sua aliada tecnologia em mais uma ferramenta facilitadora da felicidade.


Bibliografia
- Retirado de: http://www.bbc.co.uk/news/technology-15200386. Acessado em: Dezembro de 2012.
- Retirado de: http://saude.culturamix.com/doencas/sindrome-locked-in. Acessado em: Dezembro de 2012.
- Retirado de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u685278.shtml. Acessado em: Dezembro de 2012.
- Retirado de: http://www.tecmundo.com.br/8647-braindriver-o-carro-controlado-pela-mente.htm. Acessado em: Dezembro de 2012.

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4