Segunda, Junho 26, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Tecnologia na Palma da Mão

tecnologiaPassam os anos, passam os séculos e tecnologia continua sendo um assunto na moda. Pois, ela sempre se reinventa, sempre se torna atrativa, seja qual for o segmento e a aplicação.

Na origem do termo, tecnologia significa conjunto de conhecimentos e habilidades estudados sobre uma determinada arte em favor de um resultado específico. Assim, todo estudo realizado sobre um assunto e que deste surja uma aplicação usual pode ser considerada uma tecnologia. Neste meio, a Tecnologia da Informação (T.I.) tem ganhado cada vez mais espaço e interesse, uma vez que permite ao usuário das diversas ferramentas disponíveis uma interação cada vez maior com o mundo e amplo conhecimento.

Literalmente, a tecnologia está mais do que nunca na palma da mão. Diversos são os aparelhos desenvolvidos e que geram informações em curtíssimo tempo, de forma mastigada, pronta para ser consumida, pronta para oferecer respostas.

Assim são os veículos que já emitem sinais de perigo de colisão nos carros, bem como os sensores que sinalizam possível cansaço do motorista em plena estrada; ou os aparelhos celulares que permitem conexão com todos os amigos que estão em redes sociais virtuais, interligando todos os principais dados de contato e preferências das pessoas.

Mais ainda, se antigamente era necessário divulgar na lista telefônica o telefone da pizzaria, hoje o cliente pode acessá-la, pelo celular com dois cliques onde quer que esteja, inclusive, apontando as que estão mais perto dele.

Livros de estudo também estão muito mais fáceis de acessar, seja uma compra de livro de papel pela internet ou mesmo livros virtuais (e-books) e ler em seu computador ou tablet.

É notável como toda esta capacidade pode ajudar o ser humano a evoluir, contribuindo com ferramentas e enorme possibilidade de auxílio. No trabalho, tudo fica mais fácil com sistemas de busca e gestão de clientes, por exemplo.

Entretanto, comumente é possível observar como as pessoas têm sido atingidas pela T.I. de forma não apenas útil, mas viciante também.

Desde cedo, as crianças que já têm grande facilidade em utilizar aplicativos tecnológicos estão tão expostas que seu uso tornou-se viciante com toda gama de entretenimento e possibilidade de falar com amigos pela internet em redes sociais, no próprio celular. O uso excessivo é apontado por especialistas como a causa do cansaço e fatiga dos jovens, afetando a concentração nos estudos e atividades físicas.

Para o adulto de hoje e de amanhã, não deixa de ser assim. O uso excessivo de T.I. para acesso a entretenimento gera a desconcentração com o “mundo real”, além de distanciar muitas vezes das pessoas em si. É comum ver amigos juntos, mas cada um no seu celular acessando diversos outros assuntos.

Este tema é debatido constantemente por profissionais de Recursos Humanos de empresas, inclusive na busca de compreender como a internet influencia no rendimento deles.

Conhecendo-se estas informações, um questionamento quanto a T.I. é: “para o ser humano se desenvolver” ou “o ser humano está para a tecnologia com a possibilidade de se desenvolver”?

É fato que se o foco é evoluir e se desenvolver, a tecnologia está aí para auxiliar, basta saber onde procurar a informação capaz de ajudar.

Entretanto, se o objetivo de vida não estiver claro em relação à própria evolução enquanto ser, todos os tipos de entretenimento gerados pela tecnologia tendem a distanciar de uma vida mais sadia, de melhor convivência e aprendizado real.

Como tudo na vida, o modo como se usa as tecnologias é uma escolha que está na palma da mão.

Bibliografia

CHOPRA, D. (1994). As Sete Leis Espirituais do Sucesso. 51ª edição, Editora Best Seller. Rio de Janeiro.
ARNT. Ricardo. O Dia Das Máquinas Inteligentes. Revista Planeta, Cajamar, página 32, out.2011.

ESCOLA VERSUS EMPRESA: AINDA MAIS DISTANTES? Revista da ESPM, São Paulo, página 120, 3ª Edição. Mai/Jun de 2011.

TECNOLOGIAS MÓVEIS: AMIGOS OU INIMIGOS DISFARÇADOS. http://www.ism.org.br/ebooks/artemov_port.pdf. Acessado em 10 dez. 2011

CELULAR E ADOLESCENTES: UMA RELAÇÃO PERIGOSA. http://www.brasilescola.com/curiosidades/celular-adolescentes-uma-relacao-perigosa.htm. Acessado em 10 dez. 2011.

CONFLITO DE GERAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO. http://www.ipe-instituto.org.br/desenvolvimento-profissional/1038-conflito-de-geracoes-no-mercado-de-trabalho.html. Acessado em 17 dez. 2011.

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4