Segunda, Outubro 23, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Tecnologia Melhorando a Segurança no Trânsito

carroO assunto “Segurança no Trânsito” é amplamente abordado em todo o mundo e, todos os dias, novos projetos sobre novas tecnologias são iniciados com o objetivo de tornar o deslocamento no trânsito mais seguro para as pessoas. Alguns destes projetos são muito audacioso e dignos de admiração, como por exemplo: O Farol Inteligente.

Com a intenção de resolver o problema da visibilidade reduzida do condutor, devido ao brilho do farol dos carros refletido nas gotas de chuva e, à grande quantidade de acidentes causados por este fenômeno, os pesquisadores da universidade Carnegie Mellon, nos EUA, estão desenvolvendo o “farol inteligente”. Esse equipamento será capaz de prever onde os pingos de chuva cairão e ajustará os feixes de luz para entre os pingos, assim evitando o brilho que ofusca a visão do motorista.

Os componentes funcionam da seguinte forma: A câmera tira fotos dos pingos de chuva, um processador utiliza um algoritmo de previsão para descobrir onde a chuva vai cair, e então, o projetor desliga os raios de luz que normalmente teriam atingido as gotas de chuva. O processo de captura e reação leva cerca de 13 milissegundos e o resultado é um farol com o feixe de luz um pouco mais escuro, mas que bloqueia o brilho de chuva e neve.

O professor de ciência da computação “Srinivasa Narasimhan” da universidade Carnegie Mellon admitiu que o sistema tem um caminho a percorrer, antes que possa ser usado em carros reais.

Essa é uma tecnologia excelente que irá evitar muitos acidentes e com certeza poupar muitas vidas.

Carro Para Deficientes Visuais

O gigante Google, conhecido pelo mais eficiente sistema de busca online e por vários outros projetos audaciosos, desenvolveu um protótipo de carro “não tripulado”.

A tecnologia consiste em um automóvel equipado com um sistema de radares e lasers que se comunicam com esses sinalizadores e com o ambiente como um todo, a fim de evitar colisões com outros veículos e estruturas dispostas pela vizinhança. O conceito de carro com direção autônoma se sai muito bem até mesmo em situações mais delicadas, como a hora de estacionar.

O carro é equipado com um sistema de GPS para conhecer sua localização e, seu trajeto é guiado pelo sistema de mapas do próprio Google (Gmaps). Ele se locomove pelas ruas normalmente, obedece as leis de trânsito, respeita os limites de velociadade e, até para nos semáforos, se estes estiverem vermelho para o condutor.

O projeto Self-Driving Car iniciou-se em 2010 e, em abril deste ano, o Google divulgou o resultado de um teste preliminar no qual o automóvel percorreu o estado americano de ponta a ponta e rodou mais de 225 mil quilômetros, sem motorista ao volante, embora sempre sob supervisão e em situações de circulação propícias, segundo informou a empresa.

Para comemorar o sucesso do projeto, a empresa convidou uma pessoa com grande deficiência visual para um teste a fim de comprovar a eficiência do protótipo. Durante o passeio de 300km foram feitas duas paradas e o teste correu perfeitamente bem. A experiência foi gravada em vídeo e publicada no YouTube.

O Google acredita que os veículos não tripulados podem ajudar a reduzir os acidentes de trânsito e a realizar uma condução mais eficiente do ponto de vista energético.

Bibliografia

- Retirado de: http://www.bbc.com/news/technology-18736406. Acessado em: Julho de 2012.

- Retirado de: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=farol-inteligente-anti-chuva&id=010170120711. Acessado em: Julho de 2012.

- Retirado de: http://tecmundo.com.br/carro/26510-cientistas-criam-farois-de-carro-que-tornam-a-chuva-quase-invisivel.htm. Acessado em: Julho de 2012.

- Retirado de: http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_427158&v=cdgQpa1pUUE&feature=iv&src_vid=peDy2st2XpQ. Acessado em: Agosto de 2012.

- Retirado de: https://plus.google.com/116899029375914044550/posts/MVZBmrnzDio. Acessado em: Agosto de 2012.

- Retirado de: http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2012/03/google-usa-motorista-cego-para-testar-automovel-com-piloto-automatico.html. Acessado em: Agosto de 2012.

Foto: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/05/carro-sem-motorista-do-google-recebe-licenca-nos-eua.html Acessado em Agosto de 2012 (Foto da BBC)

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4