Sexta, Novembro 24, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Videogames - parte 1: Vantagens

videogameparteiQuem nasceu no início da década de 70 e 80 se divertiu muito com a verdadeira maravilha da tecnologia moderna que era o Atari. Desta mesma empresa surgiu um verdadeiro marco na história dos videogames, que foi o jogo Pong. Ele foi o primeiro grande sucesso comercial de vendas de videogame. A partir dele, este mercado entrou em franca ascensão e até hoje cresce sem parar.

Embora a tecnologia seja muito difundida em todo o mundo, existem muitas dúvidas em torno deste assunto. Por este motivo, decidimos iniciar uma série descrevendo todas as vantagens e desvantagens de se jogar videogame, tanto para adultos, quanto para crianças.

Para o início da série, vamos começar pelas vantagens.

Jogos de videogame e computador, para adolescentes, assim como muitas atividades populares divertidas e viciantes, são vistas por muitos pais como perda de tempo. Além disso, jogos de vídeo violentos são prontamente responsabilizados pela mídia e alguns especialistas, como a razão pela qual, alguns jovens se tornam violentos ou apresentam comportamento antissocial extremo. Mas, muitos cientistas e psicólogos acham que videogames têm muitos benefícios, sendo o principal deles, fazer filhos inteligentes.

Jogos de videogame podem realmente ensinar às crianças, habilidades de alto nível, que elas vão precisar no futuro.

Abaixo estão algumas vantagens de se jogar videogame, segundo especialistas em crianças:

Bons efeitos de Jogos de Videogame

Jogos de videogame dão ao cérebro de seu filho, um verdadeiro treinamento pesado. Em muitos jogos, as habilidades necessárias para vencer o jogo envolvem pensamento abstrato de alto nível. Essas habilidades não são ensinadas na escola. Algumas das habilidades mentais treinadas por jogos de vídeo são: habilidade de seguir instruções, de resolver problemas lógicos, coordenação entre os olhos e as mãos, coordenação motora e noção espacial.

Em jogos de tiros, o personagem precisa correr e atirar ao mesmo tempo. Isto exige que o jogador do mundo real acompanhe a posição do personagem, para onde ele está se dirigindo, sua velocidade, para onde a arma está apontando, se os tiros estão atingindo o inimigo, e assim por diante. Todos estes fatores devem ser levados em conta e, em seguida, o jogador deve, então, coordenar a interpretação e a reação de seu cérebro, com o movimento de suas mãos e dedos. Este processo requer uma grande coordenação entre a mão e os olhos e habilidade visual-espacial para ser bem sucedido.

Existem estudos com adultos, mostrando que a experiência com jogos de videogame está relacionada com melhores habilidades cirúrgicas. Além disso, a razão dada pelos especialistas como a causa pela qual os pilotos de caça de hoje são mais hábeis é que: essa geração de pilotos está sendo “desmamada” em jogos de videogame.

Estas são somente algumas das vantagens que os jogos de videogame podem oferecer. Continuamos a saga dos videogames nos próximos artigos.

Bibliografia:
- Retirado de: http://www.raisesmartkid.com/3-to-6-years-old/4-articles/34-the-good-and-bad-effects-of-video-games, acessado em: Janeiro de 2011.
- Retirado de: http://www.media-awareness.ca/english/parents/video_games/good_things_videogames.cfm,   acessado em: Janeiro de 2011.
- Retirado de: http://www.worldstart.com/video-games-good-or-bad/, acessado em: Janeiro de 2011.
- Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Videogame, acessado em: Janeiro de 2011.
Fonte imagem: © Andi Berger | Dreamstime.com

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4