Sexta, Novembro 24, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Videogames - parte 3: Vantagens

vdgame_vantagens_1Continuando a série sobre as vantagens e desvantagens do uso de jogos de videogame, serão comentadas neste artigo, as últimas principais vantagens dessa prática.

Jogos videogame, atualmente, ajudam a introduzir a criança na informática e no mundo online. Com tamanho avanço da tecnologia, é inegável seu enorme papel na vida das pessoas e, o videogame ajuda a criança a se adaptar e a se sentir confortável com os conceitos da computação. Isto é particularmente importante para as meninas que, normalmente, não se interessam tanto pela tecnologia quanto os meninos. 

Se utilizado em conjunto, o videogame aproxima pais e filhos, pelo fato de poderem brincar juntos. Alguns jogos são tão atraentes para as crianças quanto para adultos e podem ser algo que eles tenham em comum. Por exemplo: quando o filho sabe mais do que o adulto sobre o jogo, ele pode ensinar o pai a jogar e isso lhe permite observar e compreender melhor as habilidades e talentos de seu filho.

Videogames tornam a aprendizagem divertida. A criança gosta de jogos devido às cores, a animação, a interatividade, os desafios e as recompensas ao ganhar. A melhor maneira de aprender é quando o aluno se diverte ao mesmo tempo. É por isso que os videogames são professores naturais. Divertir-se dá a motivação para que a criança mantenha a prática.

O videogame pode aumentar a confiança e autoestima da criança, por conta própria, devido aos jogos que ele domina. Em muitos deles, os níveis de dificuldade são ajustáveis. Como um aprendiz, a criança começa no nível mais fácil e passa a praticar constante e lentamente, construindo habilidades, o que ajuda a tornar-se confiante ao lidar com desafios mais difíceis. Como o custo do fracasso nos jogos é menor, ela não teme cometer erros; se arrisca mais e explora mais, o que pode ser transferido para a vida real.

Jogos que envolvem múltiplos jogadores incentivam a trabalhar cooperativamente para alcançar seus objetivos. O jogador aprende a ouvir as ideias dos outros, a formular planos com outras crianças e distribuir tarefas com base em suas competências. Alguns jogos online são ainda desempenhados em nível internacional, e isso pode colocar o jogador em contato com pessoas de diferentes culturas.

Essa informação é um pouco controversa, muito polêmica e muito discutida pelos profissionais da Psicologia, mas, jogos de vídeo violentos podem agir como uma “válvula de escape” para a agressividade reprimida e a frustração da criança. Quando ela desabafa sua frustração e raiva em um jogo, este dissipa o seu estresse. Os jogos podem fornecer uma tomada positiva de agressão da mesma forma como o futebol e outros esportes violentos.

Sim, de fato existe uma quantidade enorme de vantagens de se jogar videogame em todas as idades, mas, vale lembrar que até agora foi abordado somente o lado positivo dessa prática. A partir de agora, seguiremos a série dos artigos sobre videogames, tratando exclusivamente das desvantagens.


Bibliografia:
- Retirado de: http://www.raisesmartkid.com/3-to-6-years-old/4-articles/34-the-good-and-bad-effects-of-video-games, acessado em: Janeiro de 2011.
- Retirado de: http://www.media-awareness.ca/english/parents/video_games/good_things_videogames.cfm,   acessado em: Janeiro de 2011.
- Retirado de: http://www.worldstart.com/video-games-good-or-bad/, acessado em: Janeiro de 2011.
- Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Videogame, acessado em: Janeiro de 2011.

Foto: © Monkey Business - Fotolia.com

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4