Sexta, Novembro 24, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Videogames - parte 5: Desvantagens

videogame_5Seguindo com a série sobre as Vantagens e Desvantagens de se jogar videogames, este artigo trata das últimas desvantagens dessa prática, que a cada dia mais está se tornando um estilo de vida entre os jogadores de todas as idades.

Em jogos nos quais são recompensados comportamentos como: violência, vingança e agressividade, eles podem ensinar às crianças, valores incorretos, uma vez que a negociação e outras soluções não violentas muitas vezes não são opções nos jogos. As mulheres são frequentemente retratadas como personagens mais fracos, impotentes e sexualmente provocativos. 

Pela grande distorção de valores éticos e morais apresentados acima, os jogos podem confundir a realidade e a fantasia.

O rendimento acadêmico do jogador pode ser negativamente relacionado com excesso de tempo gasto a jogar todos os jogos de videogame. Estudos têm mostrado que quanto mais tempo uma criança passa em frente aos jogos, mais pobre é o seu desempenho na escola. (Anderson e Dill, 2000; Gentile Lynch & Walsh, 2004)

Jogos de vídeo podem também ter efeitos negativos até mesmo sobre a saúde de algumas crianças, incluindo a obesidade, vídeos-convulsão induzidas, além de alterações posturais, musculares e esqueléticas, como tendinites, compressão nervosa, síndrome do túnel do carpo etc.
Outro ponto extremamente negativo é que jogando on-line, a criança pode ter contato com um mau linguajar e mau comportamento de outras pessoas, o que pode torná-las mais vulneráveis aos perigos on-line.

Como podemos ver durante essa série de artigos, embora existam muitas vantagens do uso do videogame, as desvantagens dessa prática também são muito fortes e, dignas de atenção e de muito cuidado por aqueles que são responsáveis pelas crianças que têm acesso aos videogames.

Como o videogame está tão infundido na nossa sociedade, será praticamente impossível para um pai manter seu filho, principalmente na fase da infância, longe dos jogos de videogame. Por este motivo, serão abordadas, para o final dessa série, algumas recomendações para os pais das crianças que se interessam pelo assunto.

Bibliografia:
- Retirado de: http://www.raisesmartkid.com/3-to-6-years-old/4-articles/34-the-good-and-bad-effects-of-video-games, acessado em: Janeiro de 2011.
- Retirado de: http://www.media-awareness.ca/english/parents/video_games/good_things_videogames.cfm,   acessado em: Janeiro de 2011.
- Retirado de: http://www.worldstart.com/video-games-good-or-bad/, acessado em: Janeiro de 2011.
Foto:
© Xavier Marchant | Dreamstime.com

SAIBA MAIS:

Videogame - parte 1: Vantagens
Videogame - parte 2: Vantagens
Videogame - parte 3: Vantagens
Videogame - parte 4: Desvantagens

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4