Segunda, Outubro 23, 2017
   
Text Size

Pesquisa

O significado da Ciência

significado_da_cienciaPara compreender o significado da Ciência, é preciso primeiro conhecer a etimologia da palavra, e entender com qual proposta foi elaborada. A origem da palavra ciência vem do latim “scientia” que significa conhecimento e do verbo “scire,” cujo significado é saber, portanto, todo estudo e pesquisa que levam ao conhecimento e ao saber, é ciência.

Pela análise do Ocultismo, a primeira ciência foi a Psicologia, pois o ser humano primeiro começou a se perceber e tomar consciência de si mesmo, para depois tomar conhecimento do mundo à sua volta. Na Antiguidade os grandes pensadores da civilização grega, fizeram os primeiros registros dos estudos humanos, sendo considerados, hoje em dia, como os pré-cientistas já que, a partir da Renascença, valorizou-se o experimento científico, colocando as provas acima do pensamento.

Na Renascença, os estudiosos que estavam em evidência, criticaram o pensamento lógico da escola de Aristóteles. A ciência acabou por se separar em vários segmentos, assim, as disciplinas que podiam apresentar testes e resultar em objetos que facilitavam o dia a dia das pessoas, se destacaram e ganharam maior reconhecimento dentro do meio cientifico e social. Por outro lado, aquelas que tratavam do desenvolvimento emocional e mental do ser humano foram de certa forma renegadas, não recebendo a devida atenção e reconhecimento.

Por este motivo, os leigos e os radicais, amantes do desenvolvimento material, desdenham do estudo e da pesquisa para obtenção do conhecimento que busca o bem-estar não material dos seres humanos, este que iria gerar uma estabilidade instintual, emocional e mental da coletividade. Embora o avanço tecnológico seja evidente e tenha trazido conforto material, por outro lado, ainda vemos fatos que identificam a barbaridade e insanidade na sociedade, evidenciando o crescente aumento das chamadas doenças psicológicas.

A importância e o objetivo da Ciência estão no conhecimento e no saber, que possam trazer o bem-estar à sociedade como um todo, o que ocorrerá, quando a maturidade da sociedade resultar no reconhecimento da importância do saber sem discriminação.

Foto: © Mrloz | Dreamstime.com

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4