Segunda, Maio 29, 2017
   
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Pesquisa

Alimentos Funcionais e seus benefícios á saúde

tomateA cada dia a ciência, com suas pesquisas, vêm demonstrando a importância dos alimentos para uma saúde equilibrada e melhor qualidade de vida. Estão sendo descobertas algumas substâncias nos alimentos que apresentam inúmeros benefícios à saúde. Os alimentos que contêm essas substâncias recebem o nome de alimentos funcionais, devido a sua composição nutricional.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa - Resoluções nº. 18 e nº. 19, de 30 de abril de 1999), alimentos funcionais são definidos como: “alimentos ou ingredientes com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde e que podem, além de funções nutricionais básicas, quando se tratar de nutriente, produzir efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”.

Os benefícios estão ligados à ação antioxidante, redução dos riscos de algumas doenças que são causados pelos radicais livres, ou prevenir doenças como a hipercolesterolemia (elevação do colesterol).

Alguns alimentos funcionais:

Aveia - (Substância bioativa: Beta-D-glucanas). A beta-D-glucana (fibra alimentar) auxilia na redução da absorção de colesterol.

É um tipo de fibra solúvel que, além da redução do colesterol, parece ter um possível efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon e diminuição da absorção da glicose em diabéticos.
Observações: 40g de farelo de aveia ou 60g de farinha de aveia fornecem quantidades de beta-D-glucana com ação efetiva.

Soja - (Substância bioativa: Isoflavonas). O consumo diário de, pelo menos, 25g de proteína de soja pode auxiliar na diminuição do colesterol.

Redução do risco de doença cardiovascular: reduz o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). Outras ações estão sendo investigadas como a redução no risco de alguns tipos de câncer, principalmente os que são “alimentados” por hormônios. A ingestão desse grão parece contribuir para atenuar os sintomas da menopausa.

Observações: A soja apresenta em sua composição outras substâncias que podem contribuir para o efeito sobre a saúde cardiovascular, como as fibras, por exemplo.

Tomate e goiaba vermelha - (Substância bioativa: Licopeno). O olicopeno tem ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres.

Age como “varredor” de radicais livres. Dessa maneira, pode diminuir a oxidação LDL (colesterol ruim) e, consequentemente, as doenças cardiovasculares. A redução dos radicais livres também está associada à provável diminuição do risco de câncer - no caso do licopeno, estudos indicam papel protetor principalmente contra o risco de câncer de próstata.

Observações: É o pigmento que fornece a cor vermelha a esses alimentos. Produtos derivados do tomate, como suco, molho e massa de tomate, mantêm o licopeno. Dê preferência aos tomates mais vermelhos, que apresentam maior concentração da substância.

O consumo de alimentos funcionais deve estar associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis

Referências Bibliográficas:

Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/comissoes/tecno_lista_alega.htm
Disponível: mailto: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª região.
Foto: www. nossadica.com – acessado em 11/08/2011 às 22:10

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