Segunda, Novembro 20, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Ração Humana?

racaoNa busca por uma dieta milagrosa que ofereça a perda de alguns “quilinhos” sem grandes sacrifícios, muitas vezes as pessoas passam a consumir produtos sem ao menos verificar a veracidade de seus rótulos, principalmente quando o produto cai na mídia como é o caso da tão falada e conhecida “Ração Humana”.

A ração humana, como é conhecida, é um mix que contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais, rica também em açúcares e carboidratos.

Sua criadora foi a terapeuta natural Lica Takagui de Curitiba- PR com a supervisão do nutricionista Daniel Boarim, e seu objetivo era garantir sua saúde de seu bebê durante  a gestação. Mas, ao se tornar popularmente conhecida a “ração humana” ficou famosa não como um complemento alimentar saudável, mas sim, como mais uma opção de alimento para quem deseja emagrecer.

Não era este o objetivo, mas sim, proporcionar uma alimentação mais saudável e nutritiva, sendo assim, sua contribuição para o emagrecimento ocorre de forma indireta, pois, quando ingerida na quantidade certa proporciona o emagrecimento devido ao efeito das fibras que estimulam e melhoram o trânsito intestinal.

Os elementos que constituem este mix alimentar podem ajudar a controlar o colesterol, o diabetes, melhorar a pele melhorar a imunidade do organismo, não significa que estas melhoras realmente vão ocorrer, pois, como se sabe a saúde de uma pessoa ocorre devido à sinergia de vários fatores.
Preocupada com a popularidade que este mix alimentar conquistou entre as pessoas que buscam a formula mágica do emagrecimento e da cura de alguns desequilíbrios orgânicos a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou  no dia 07/06/2011 um alerta proibindo o uso do nome Ração Humana, este alerta chama também a atenção das pessoas sobre o risco de se trocar uma refeição por apenas algumas colheres deste produto.

Ela pode ser utilizada como um complemento alimentar misturada ao suco, ao leite da manhã ou da tarde, ao iogurte, pode ser colocada sobre as frutas, mas, nunca deve ser utilizada como substituta de uma refeição. O emagrecimento ocorre não pela restrição de alimentos, mas sim por uma alimentação saudável e equilibrada. A dose diária da ração humana não pode ultrapassar duas colheres de sopa, e seu consumo como elemento de dieta para emagrecer, curar colesterol alto ou qualquer outro desequilíbrio deve ser acompanhado por médicos ou nutricionistas.

A ração humana é muito rica em fibras, portanto quando se faz uso da mesma, deve-se aumentar o consumo diário de água, pois quando não ocorre o aumento de ingestão de líquidos, pode ocorrer efeito contrário, ou seja, ao invés de regularizar o intestino ela pode causar prisão de ventre e intestino preso.
A ração humana deve ser guardada, de preferência na geladeira, em pote fechado e escuro, porque a luminosidade pode ajudar a oxidar o óleo que existe na linhaça e no germe de trigo.

Leia Mais:

Como preparar em casa este mix alimentar

Advertências ao uso da Ração Humana 

Referências Bibliográfica:

Revista Shape. Ração Humana Emagrece? Edição 6. Ano 2.Fevereiro 20101
Revista Women’s Health. Bom para Humanos. O que é que a ração humana tem. Edição. 19. Maio, 2010.
Disponível em: http://www.nutricionistacarol.com/2010/02/racao-humana.html. Acesso em: 08/07/2011
Disponivel em: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/926258-anvisa-veta-uso-do-nome-racao-humana-em-rotulo.shtml. Acesso em: 15/08/11
Imagem: w.w.w.drafernandagranja.com – acessado em 05-10-2011 às 20:10

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4