Segunda, Maio 29, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Cebola e suas propriedades nutricionais e terapeuticas

cebolabO nome cientifico da Cebola é Allium cepa, ela é procedente da Ásia, chegou ao Ocidente e atingiu a Pérsia e a partir daí, se disseminou pela África e por todo o Continente Europeu, nas Américas ela chegou com os primeiros colonizadores, sua entrada no Brasil ocorreu  pelo Rio Grande do Sul.

Mesmo provocando lágrimas nas cozinheiras ela esta presente na maioria das receitas, pois é considerada a base de todos os temperos, já que oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos, principalmente quando utilizado o tipo certo para cada receita.

Em sua constituição celular a cebola possui duas substâncias que são responsáveis pelas lagrimas daqueles que as utilizam, as enzimas alinases e sulfuretos (sulfóxidos de aminoácidos). Quando a cebola é cortada, as enzimas decompõem os sulfuretos formando o ácido sulfénico que se decompõem num gás volátil que se dissipa pelo ar e chega aos olhos, reagindo com a água dos olhos e formando uma solução fraca do acido sulfúrico que irrita as terminações nervosas e faz os olhos arderem.  

O valor nutricional a cada 100gr de cebola inclui: Calorias 33 kcal, Proteínas 1,5g, Gordura 0,3g, Vitamina A 125U.1., Vitamina B1 60mcg, Vitamina B2 45mcg Vitamina B3 0,15mg, Vitamina C 10mg, Potássio 180mg, Fósforo 45mg,  Cálcio 35mg, Sódio 16mg, Silício 8mg, Magnésio 4mg, Ferro 0,5mg.

Mas, além de realçar o sabor dos alimentos e da riqueza nutricional a cebola possui qualidades medicinais que ajudam no combate de muitas patologias crônicas.

Flavonóides –é o nome dado a um grupo de metabólitos secundários da classe dos polifenóis. São componentes de baixo peso molecular encontrado em diversas espécies vegetais. Apresentam efeitos como antioxidantes, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, antialérgico, anti-câncer, anti-diabético, anti-úlcera e auxilia na absorção da vitamina C. Entretanto, o efeito mais importante é a propriedade antioxidante.

Quercetina - é um tipo de flavonóide natural que possui propriedades farmacológicas, tais como Anti-inflamatória, anti-carcinogênica, pois atua no sistema imunológico, antiviral, influencia na inibição de cataratas em diabéticos, anti-histamínicas (antialérgicas), cardiovascular, entre outras atividades. Entre as principais ações da quercetina destaca-se o seu poder de remover os radicais livres, exercendo um papel citoprotetor em situações de risco de dano celular. Junto com a vitamina C, a quercetina demonstrou efeitos sinérgicos na função antioxidativa.

Referencias Bibliográficas:
Disponível em: http://www.diariodecozinha.com/postagem/45/cebolas-e-seus-diferentes-tipos. Acesso em: 18/09/11
Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cebola. Acesso em: 18/09/11

Leia Mais

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4