Domingo, Julho 23, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Alimentação na Visão da Medicina Tradicional Chinesa

alimentacaochinesaNa medicina ocidental geralmente a preocupação com alimentação se restringe em compor uma dieta com elementos que atendam as necessidades mecânicas do corpo humano. Já, para a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), a alimentação é muito mais do que um simples combustível para manter a engrenagem física funcionando.

Para MTC a alimentação é parte fundamental tanto para a manutenção da saúde como para a cura dos enfermos, portanto, a atenção que se deve dar à mesma vai muito além daquilo que conhecemos.

Segundo os conhecimentos chineses o corpo humano é formado por diversos canais de energia que percorrem todo o corpo. Eles acreditam que através destes canais ocorre um intercâmbio energético entre os tecidos e os órgãos, sendo a respiração e a alimentação as principais fontes desta energia circulante e também responsáveis por complementar a energia inata.

Seguindo este pensamento os alimentos são utilizados levando em conta as condições funcionais e energéticas do organismo que vai absorvê-lo. Para que o alimento seja aproveitado em toda sua funcionalidade é preciso que o organismo humano tenha condições de receber o mesmo e separar aquilo que pode ser aproveitado ou não, depois transformá-lo e transportá-lo aos respectivos órgãos, por isso é importante observar a energiacontida na alimentação e a capacidade do organismo em aproveitá-la.

Eles levam em consideração as forças e fraqueza daquele que vai receber o alimento, isto torna a alimentação totalmente individualizada. Os alimentos são combinados de acordo com sua cor, sabor, temperatura, correspondência com os respectivos órgãos, polaridade energética (Yin/Yang) e seguindo também a doutrina dos cinco elementos.

Assim a manutenção da saúde e a cura das enfermidades ocorrem no nível físico, emocional, mental e espiritual, o homem é alimentado e tratado em sua integralidade.

Referencia Bibliográficas:

FAHRNOW. I.M; FAHRNOW, J. Os 5 elementos na Alimentação Equilibrada. Ed. 1. Editora Agora. SP, 2003.

Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa. Disponível em:

http://portalsaude.dominiotemporario.com/doc/Alexander_Raspa_da_Silva_FUNDAMENTOS_DA_MEDICINA_TRADICIONAL_CHINESA.Acesso em: 26/05/12

Imagem: http://personaligiacoelho.blogspot.com.br/2011/07/medicina-tradicional-chinesa-e.html
- acessada em 13/06/2013 às 22:50

LEIA MAIS:

DIETOTERAPIA CHINESA.

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4