Segunda, Maio 29, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Amaranto

plantaNa busca por alimentos saudáveis e que agreguem propriedades nutricionais e medicinais ao mesmo tempo, os cientistas estão sempre trazendo do passado alimentos que fizeram parte da rotina alimentar de povos antigos e que ficaram esquecidos devido às modernidades no mundo atual.

O Amaranto, por exemplo, é um destes alimentos que foi redescoberto pelos cientistas. Trata-se de um pseudocereal andino que foi muito utilizado na antiguidade pelos povos da America Central, como os Incas, Maias e os Astecas. Além do valor nutricional e medicinal o Amaranto também tem o seu valor cultural. Para os Astecas, por exemplo, a utilização ia além da cozinha, pois os curandeiros o utilizavam para tratar pessoas acometidas com certas doenças, considerado na época uma planta sagrada. Ele sempre estevepresente em numerosos rituais das culturas Indiana, Chinesa e Japonesa.

O Amaranto é cultivado atualmente em vários países. No Brasil, seu cultivo começou em 1996, desde então os esforços dos pesquisadores, seus colaboradores e parceiros para adaptaro plantio do Amaranto em nosso país tem sido muito grande.As dificuldades são as mais variadas possíveis e dentre elas está a questão da nossa atividade agrícolaainda sermuito conservadora. A inclusão do Amaranto na agricultura brasileira faz parte de um trabalho pioneiro para torná-la diversificada e mais eficiente em bases sustentáveis. Atualmente no Brasil ele é cultivado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA CERRADO- Planaltina – DF, pelo CentroFederal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte – CEFET-RN e por alguns horticultores nas proximidades da BR 232 (Recife-PE).

O Brasil possui clima e regiões favoráveis ao cultivo do Amaranto, podendo num futuro muito próximo, se tornar um grande produtor e consumidor deste vegetal. Devido as suas inúmeras propriedades nutricionais o Amarando tem grande potencial no desenvolvimento de um trabalho social como, por exemplo, sua inclusão no cardápio da merenda escolar das populações carentes.

Por ser ainda pouco conhecido pelos brasileiros, atualmente ainda faz parte de um comércio mais restrito, portanto não é o tipo de produto que se encontre em todos os supermercados. Aqui no Brasil o Amaranto é encontrado na forma de grãos, flocos e farinha.

 Propriedades Nutricionais e Medicinais

graoO Amaranto contém as mesmas propriedades nutricionais que o leite, a carne e os ovose rico também em proteínas.  Segundo a FAO(Organização das nações) ele contém: gorduras, sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, vitamina C e provitamina A, fibras como lignina e celulose, aminoácidos essenciais como, por exemplo, a lisina aminoácido primordial para o desenvolvimento orgânico mental do homem. Previne a desnutrição.

  • Antioxidante, combate osradicais livres – Protege a membrana celular e o sistema imunológico - devido a estas propriedades ele fortalece o sistema imunológico, aumenta oxigenação das células e retarda envelhecimento.
  • Ajuda a reduzir o colesterol – devido ao alto teor de fibras que se ligam ao LDL (colesterol ruim) e o elimina pelas fezes
  • Por ser rico em proteínas (15%) ele possui alto valor biológico é indicado para atletas e pessoas que desejam ganhar massa magra.
  • Previne aosteoporose – devido a alta concentração de cálcio.

Como Consumir o Amaranto

Os flocos de Amaranto podem ser consumidos como cereal matinal, com frutas, leite, misturado com linhaça. Pode também ser adicionado a bolo, biscoitos, etc. A farinha do Amaranto pode ser adicionada a qualquer alimento.

CURIOSIDADES:

  • É possível fazer pipoca de Amaranto, basta levá-lo ao fogo por alguns segundos sem nenhum tipo de óleo, e ainda misturar com mel, como faziam os Astecas e os Maias.

amaranto                                                                              Biscoito de Amaranto

Ingredientes:

150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto
90g de manteiga sem sal
60g de açúcar mascavo
90g de açúcar refinado
1 ovo
1 colher (café) de fermento em pó;
1 colher (café) de bicarbonato de sódio;
1 colher (sopa) de leite;
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha;
2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional)

Modo de Preparo:

Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa.

Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga, untar com manteiga e polvilhar com farinha. Com uma colher (chá) retirar porções demassa e com auxílio de outra colher modelar diretamente a forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espalham e podem grudar uns nos outros.

Forno 180 graus e assar por 10 minutos. O cookie sai mole. Deixar esfriar para destacar do papel manteiga e colocar em potes bem fechados.

 Referências Bibliográficas:

SPEHAR. C.R., COSTA. D.M.A.Amaranto.Opção para diversificar a agricultura e os alimentos. Disponivel em: www.livraria.sct.embrapa.br/liv_resumos/pdf/00081430.pdf. Acesso em 31/07.12

SANTOS.P. G. Vantagens do Cultivo do Amaranto. Disponivel em: www.redenet.edu.br/publicacoes/arquivos/20080922_909614_AGRO-043.PDFAcesso em: 31/07/12

Imagens

Disponivel em: http://www.dicasdenutricao.com/2010/08/receitas-com-amaranto.html. Acesso em: 05/08/12

Disponível em: http://www.cozinhanatureba.blogspot.com.br/. Acesso em: 05/08/12.

Disponivel em: http://blog.naturalemcasa.com/?s=Amaranto. Acesso em 05/08/12

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4