Segunda, Maio 29, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Temperos e Condimentos.

temperoO paladar é o sentido físico que nos induz a percepção do sabor, ao gosto das substâncias que compõem normalmente o nosso hábito alimentar. Essa capacidade ocorre devido à existência de diferentes tipos de células sensoriais, denominadas papilas gustativas, situadas ao longo da língua.

Para realçar o sabor dos alimentos, torná-los mais apetitosos ao paladar e também mais atrativos aos olhos contamos com a criatividade e também com os temperos e condimentos, que são substâncias utilizadas para dar um sabor diferenciado aos alimentos, intensificando suas propriedades ou tornando-as mais suaves.

Frescos ou secos, os temperos e condimentos aguçam sentidos, despertam lembranças e sentimentos. Alguns têm até poder terapeutico, mas é preciso ter cuidado na utilização dessas substâncias, é preciso conhecer e saber de suas propriedades para que haja um equilíbrio na utilização, pois, muitas vezes o sabor pode estar muito atrativo, mais o uso contínuo de determinados temperos e condimentos pode trazer alteração no funcionamento do organismo.

Além do próprio alimento a ser preparado, dos temperos e condimentos utilizados em seu preparo, não devemos esquecer que há outro elemento muito importante, aliás, é o elemento que proporciona o equilíbrio entre todos os outros utilizados, que é o envolvimento energético do cozinheiro que o preparou, portanto, é muito importante, a qualidade do nosso estado de espírito no momento em que vamos prepará-los, seja para nós mesmos, para a nossa familia, para os nossos amigos, ou quem quer que seja. O alimento que ingerimos alimenta não só o corpo, mas também a alma.

Tornar a vida agradável e saborosa é estar sensível às impressões benéficas dos elementos que estão à nossa volta, combinando-os numa receita prática. E isto requer de nós não apenas uma sensibilidade física, mas também e principalmente emocional, mental e espiritual.
Saber usar o tempero certo que proporcione equilíbrio em nossa busca evolutiva requer de nós constância nos bons comportamentos e disponibilidade para o conhecimento.


Referências Bibliográficas:
CHOPRA, Deepak. Conexão Saúde. Rio de Janeiro. 3aed. Ed. Best Seller. 2007
O poder das ervas e dos temperos. Disponível em: http://www.saberviver.org.br/index.php?g_edicao=alimentacao027. Acesso em 19/01/2011

LEIA MAIS: Alimentação em cápsulas

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4