Terça, Setembro 26, 2017
   
Text Size

Pesquisa

ALECRIM, alecrim dourado...

alecrimRosmarinusofficinalis conhecido popularmente como Alecrim é uma planta de aroma forte e agradável, originário da região do Mediterrâneo, pertencente à família das labiadas.

Tem o formato de um arbusto medindo em média 1 metro de altura, bem ramificado, com hastes lenhosas e folhas pequenas e finas. A tonalidade de suas folhas vai desde a cor verde acinzentada na parte inferior, à cor quase prateada na parte superior. Suas flores têm formato de espiguinhas e são de cor azul esbranquiçada. Trata-se de uma planta perene que seca no inverno e brota no verão.

O alecrim é uma planta cercada de muito misticismo, na época dos povos Gregos era utilizado para afastar mau-olhado, inveja e atrair bons fluidos. Na Idade Média era utilizado como defumador de ambientes e também para espantar insetos, utilizado principalmente em quarto de pessoas enfermas.

É uma erva de mil e uma utilidades na fitoterapia, indicado como: cicatrizante, estimulante, combate desânimo, tônico do sistema nervoso central, analgésico, antisséptico, depurador, tonificante do útero, casos de cistite, asma, articulações doloridas, cardiotônico, mau funcionamento da vesícula, problemas gástricos, celulite, colesterol. Ativa a micro circulação e a oxigenação cerebral, portanto ativa a memória e a criatividade. Bochechos com o chá de alecrim são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites, etc. Mas, como qualquer outra erva, é preciso ter conhecimento também sobre a contraindicação. Ele é contraindicado para mulheres grávidas, pois pode provocar aborto.

Na indústria cosmética, é utilizado como aromatizante ajuda a combater a caspa e também é indicado como estimulante dos folículos capilares ajudando no tratamento da calvície; neste caso usa-se o vinagre de alecrim ou chá bem forte paraenxaguar os cabelos. Na forma de óleo, é ótimo para passar no corpo após o banho, pois restabelece o PH natural da pele.

Na culinária o alecrim propicia aos pratos um aroma muito bom principalmente em carnes em geral. Os italianos utilizam muito o alecrim em seus pratos de carnes assadas. É uma das poucas ervas que não perde seu sabor no cozimento, e propicia às massas de pães caseiros, um gosto saboroso e ao mesmo tempo exótico, deixando-o digestivo e energético. É utilizado também para aromatizar vinagres e azeites.

Energeticamente, acredita-se que o alecrim restitui o desgaste energético, principalmente das pessoas que trabalham muito com o mental. Ótimo no tratamento da depressão e no cansaço por desgaste emocional, ajuda nos processos de baixa autoestima e de insegurança e é considerada a erva da coragem.  

Foto: http://www.imagens.google.com.br

Consulte ainda Sugestões de utilização do Alecrim

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4