Sexta, Novembro 24, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Da Prioridade à Concretização

agendaQual o meu objetivo de vida? Esta pode ser uma das perguntas mais frequentes de fazermos ao longo da vida.

Toda vez que acreditamos que podemos nos realizar, os objetivos se apresentam como pretensões lançadas pelo pensamento sobre um futuro possível de acontecer, e que por resultado deverão levar à satisfação e felicidade pelo alcance obtido.

Mas porque muitas vezes o objetivo idealizado se mostra difícil de alcançar?

Certamente a resposta está na falta de prioridade aplicada para a realização do objetivo. Já que o objetivo é relativo a atingir um alvo almejado, a prioridade é que define todo nosso esforço central para alcançá-lo.

Se objetivarmos fazer uma viagem para um lugar distante com os amigos e a família, por exemplo, mas devido a contratempos, dificuldades financeiras e tantas outras objeções o objetivo não se concretizar, isto ocorrerá por falha em nossa prioridade. Cabe rever, portanto, qual a nossa prioridade, pois priorizar é colocar algo em primeiro lugar na nossa lista de responsabilidades. É concentrar para que se realize, torne real.

No cotidiano do trabalho também são perseguidos vários objetivos, alguns muito importantes e outros, menos, mas ambos precisam ser feitos.

O jeito que nos organizamos para isso apoia o sucesso da atividade.

Assim, uma agenda bem organizada, com horários e atividades definidas com qualidade para ser feitas com eficácia e, consequentemente, a realização das etapas, demonstrarão a capacidade de priorizar e alinhar-se fisicamente, emocionalmente, mentalmente e espiritualmente para a concretização do objetivo.

Além disso, a priorização determinada e realizada vai se refletir na confiabilidade que se conquista com o outro, seja um amigo, um cliente, um chefe, um colaborador, etc.

A confiabilidade se define como o grau de confiança que se obtém de outro ser, que acredita em nós e na realização do que foi acordado. Num olhar mais profundo, demonstra a fidedignidade que se tem diante da Vida.

Por isso, há quem diga que quando se faz a agenda de um dia, em primeiro lugar deve estar aquilo que se depende ou se faz pelo outro, pois demonstrará o respeito, a responsabilidade e a pontualidade autodeterminadas que se refletirão numa convivência mais harmônica e construtiva.

Cumprir o acordado demonstra respeito com o outro pelo que ele é, a responsabilidade em fazê-lo demonstra a qualidade que respondemos pelos nossos atos, e, a pontualidade nos põe à frente ao assumir que estamos prontos e maduros para realizar mais uma tarefa de forma confiável e que ajudará a concretizar em nossa vida mais um degrau para a conquista de ser um Ser Integral.

Bibliografia

TULGAN, Bruce. (2009). Não tenha medo de ser chefe. 1ª edição. Editora Sextante. Rio de Janeiro.

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4