Sexta, Novembro 24, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Energia na Medida Certa

relogioluz“O ser integral conhece sem ir, vê sem olhar e realiza sem fazer” Lao-tsé.
Em um livro de Deepak Chopra, a frase acima abre o capítulo sobre a lei do mínimo esforço, que trata da inteligência, da fluidez e da harmonia que há em toda natureza. Na água, nos peixes, nas árvores, em tudo. São fluidez e energia na medida certa.

O texto fala sobre como a compreensão que fazemos da vida no dia a dia se reflete em todas as nossas atividades, em toda energia, esforço e intenção com que nos aplicamos e o consequente reflexo em nossos resultados.

Na parte prática da vida, cada um de nós, no momento, se encontra em um estágio de maturidade e em meio a diversas atividades e responsabilidades as quais cumprimos normalmente ou enfrentamos dificuldades para realizar.

A medida do grau de dificuldade em realizar depende do nosso estado vibracional e harmônico perante a vida. Depende de como nos organizamos.

Se soubermos como ordenar nossa vida e utilizar os recursos que se dispõe da melhor maneira, entramos em um ciclo de prosperidade, se não, assumimos um ciclo de frustrações.

Saber se estamos prósperos ou frustrados em nossa vida não é difícil, basta olhar com mais atenção para nós mesmos. Ouvir nosso coração, refletir sobre nossas satisfações e insatisfações.

Entretanto, em um ciclo ou outro, ainda podemos melhorar, utilizar nossas energias e recursos na medida certa e avançar em qualquer empreendimento desejado. Pois, como cita Deepak Chopra, tudo na natureza tem seu objetivo e fluência, no rio um peixe nada, no céu a ave voa, e ao homem cabe sonhar e realizar.

Mas qual o sonho a ser realizado?

Em meio ao trabalho, cada um almeja algo, ao menos, manter-se no cargo que ocupa, e mesmo assim pode não ser fácil, pois depende do desempenho, comprometimento e inteligência despendida.

Em primeiro momento é importante refletir o que se almeja. Se a pessoa estiver em dúvida de qual caminho seguir, o próprio coração pode ajudar na escolha daquele que ajude na construção da própria felicidade no futuro, por mais difícil que possa parecer.

Em seguida, organizar, colocar à mesa todas as ferramentas, escrever, refletir o que fazer são atividades muito importantes, pois podem economizar grandemente o desperdício de tempo e energia no futuro.

Basta verificar as atividades já exercidas sem planejamento e que ocasionaram retrabalho, desperdício de materiais, dinheiro, palavras, tempo, etc.

Como exemplo, basta imaginarmos uma fábrica sem planejamento na área de produção e com alto grau de desperdício de materiais. Com um mínimo sentimento de responsabilidade, o gerente industrial já deve ficar muito estressado, pois as cobranças aumentam, o clima interno fica tenso e a fluidez não ocorre daí a importância de planejar.

Enfim, se criadas as ferramentas, o monitoramento ao lado das ações deve ser bem feito. Ele é, muitas vezes, o segredo do sucesso de muitas pessoas, pois ajuda a responder se os passos idealizados estão acontecendo ou sendo deixados de lado e, até mesmo apontar para redirecionar o caminho.

Vale lembrar que aquilo que sonhamos a princípio pode não se realizar exatamente como pensávamos, mas podemos nos satisfazer chegando bem próximos e até alcançando boas surpresas que jamais imaginaríamos.

Muito de ser bem sucedido pode ser influenciado pela inteligência em utilizar energia na medida certa. Saber escolher, tomar as medidas necessárias e permitir a fluidez das ações e liberdade de si e do que há ao nosso redor.

Bibliografia
CHOPRA, D. (1994). As Sete Leis Espirituais do Sucesso. 51ª edição, Editora Best Seller. Rio de Janeiro.
CERBASI, G; BARBOSA, C. (2009). Mais Tempo, Mais Dinheiro. 1ª edição, Editora Thomas Nelson Brasil. Rio de Janeiro.
GOLDRATT, E. M. (2002). A Meta: Um Processo de Melhoria Contínua. 2ª edição, Editora Nobel. São Paulo.

Imagem: www.queixaoajuda.blogspot.com

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4