Sexta, Novembro 24, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Paz no ambiente de trabalho

relacoesA condução das atividades profissionais e de todas as outras que fazem parte do cotidiano são direcionadas exclusivamente pela expressão individual de cada ser humano. Logo, diferentes caminhos são trilhados a partir da inteligência e dos conhecimentos assimilados em aprendizados positivos da vida.

Uma condução eficaz se faz na construção de objetivos e disciplinas sólidas que visam uma conclusão realizadora e certamente satisfatória.

Realizar inclui transformar em útil a produção diária das atividades independente de fatores externos que venha a ocorrer por vários motivos.

A humildade em reconhecer que o controle absoluto de tudo que ocorre à volta é inexistente permite concentrar as atenções na busca serena por decidir o melhor caminho diante das adversidades.

É uma questão de escolha, já que todos os objetivos pretendidos podem incluir obstáculos, sejam de entendimento entre pessoas, uso e disponibilidade de ferramentas, organização do tempo, etc. Para todos estes casos o caminho viável está na lucidez acompanhada de bom senso no planejamento e na resolução de conflitos.

Qualquer embate que ocorra e coloque energias desordenadas frente a frente criará conflitos de posições que precisam ser reorientados e transformados em positividade, em fluidez.

O remédio pode ser uma pausa para repensar uma posição, uma conversa franca com o cliente ou colega de trabalho, ou qualquer outra via de apoio e resolução das questões que sejam éticas, dignas, verídicas e com outros bons valores.

Igualmente por este motivo que é importante utilizar sabedoria e tranquilidade para observar as situações por outros ângulos, ponderando o que parece ser necessário e o que realmente vale a pena investir ou abrir mão para tornar-se verdadeiramente mais feliz e realizado na vida.

A busca consciente pela paz no ambiente de trabalho e nos demais campos é algo pessoal que vai além do pacifismo. É uma busca por harmonia e equilíbrio que deixa o pesar dos conflitos de lado para focar no que realmente é importante e de maneira saudável, através de alternativas válidas que raciocinam com profundidade de análise sobre cada situação para o bem dos envolvidos.

Bibliografia

SELIGMAN, M.E.P., (2011). Florescer: Uma Nova Compreensão Sobre a Natureza da Felicidade e do Bem-Estar. 1ª edição. Editora Objetiva. Rio de Janeiro.

http://www.ipe-instituto.org.br/jornal-ipe/1217-universalismo-palavras-de-mestre-propensao-ao-bem.html. Acessado em 29/01/2013.

http://www.ipe-instituto.org.br/jornal-ipe/1212-carta-ao-leitor-paciencia-a-ciencia-da-paz.html. Acessado em 29/01/2013.

Foto

http://inaciodantas.blogspot.com.br/2009/07/dicas-para-o-bom-inter-relacionamento.html

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4