Sexta, Novembro 24, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Meditar para Trabalhar Melhor

livreEmbora se diga que vivemos em um mundo cada vez mais materialista em meio a toda globalização, existem certos benefícios inerentes da ação de globalizar os diversos conhecimentos sobre a vida, e entre estes estão as mais ricas possibilidades de aprendizado, serenidade, prosperidade.

Bom exemplo é a meditação, que proporciona ao ser uma elevação do estado consciencial e possibilitando-o verificar a vida com outro sentido, muito mais amplo e ordenado.

Cada vez mais difundida através de livros, revistas, cursos e palestras, a meditação é utilizada para auxiliar inclusive grandes líderes, altos executivos de empresas, em todo mundo, que a adotaram como um meio de que os ajudasse a conduzir as melhores decisões e os guiasse para melhor qualidade de vida em um ambiente, muitas vezes, considerado estressante.

Estas pessoas, dos mais diferentes tipos de negócios e lugares do mundo, obtêm o aprendizado da meditação de formas diferentes, em culturas diferentes e para fins também diversos.

Uns a aprenderam a partir do budismo, outros a partir da ioga. Alguns preferem iniciar a meditação por meio do relaxamento do corpo por inteiro, outros são mais focados em exercícios de respiração. Além disso, há quem prefira fazer uma pausa de 20 minutos todas as manhãs para exercitar, enquanto existe quem o faça durante à tarde, ou em menor quantidade semanalmente.

O que importa é que encontrar um tempo para si mesmo dedicando-se ao equilíbrio interior demonstra ser uma prática excelente para descobrir as melhores respostas a indagações pessoais, ou mesmo para manter a saúde ideal em todos os aspectos da vida, do físico ao espiritual.

A consistência do exercício é tomada na prática, pela pessoa, ao destinar minutos do dia para se estabilizar, procurando por alguns instantes esvaziar a mente dos pensamentos diversos do cotidiano, das preocupações, das euforias, da ansiedade e tudo mais que possa interromper o bom desenvolvimento pessoal, além, é claro, do trabalho fundamental e disciplinado com a respiração e o relaxamento do corpo, afastando as tensões externas.

Como resultado, em poucos minutos de exercício de aprofundamento e relaxamento, a prática permite refletir com mais sabedoria ao pedir para si mesmo para encontrar o melhor caminho a ser tomado dentre as infinitas possibilidades que a Vida oferece.

É como silenciar o ego para ouvir e perceber com mais qualidade. Ou em outras palavras, é tranquilizar a vida pessoal para realmente viver melhor. Compreender que o aparente caos da vida estressante segue, muitas vezes, uma ordem alheia à percepção individual e, por isso, o equilíbrio interno ajuda a perceber os fatos através de outros ângulos, e assim priorizar as atividades e responsabilidades de um jeito mais inteligente e satisfatório.

Por isso, seja qual for a atividade desenvolvida, mesmo estressante, a pessoa poderá sempre verificar uma alternativa com mais simplicidade e fluidez. E o princípio deste processo está no equilíbrio pessoal e na busca por mais conhecimentos que elevem a própria consciência a um melhor posicionamento perante as escolhas que se descortinam em todos os momentos.

Leandro Henrique Silva

Bibliografia

POUILLER, F.. Aprendendo a Silenciar a Mente. HSM Management, Edição 97, p. 54, Março/Abril, 2013.

CARTA AO LEITOR - POR QUE DEVEMOS PEDIR.... http://www.ipe-instituto.org.br/index.php/lista-de-jornais-usermenu-2/984-outubro-de-2012/1190-carta-ao-leitor-por-que-devemos-pedir. Acessado em 01/05/2013

COMPORTAMENTO – O QUE É SER LIVRE. http://www.ipe-instituto.org.br/index.php/lista-de-jornais-usermenu-2/984-outubro-de-2012/1192-comportamento-o-que-e-ser-livre. Acessado em 01/05/2013

UNIVERSALISMO – PALAVRAS DE MESTRE. ELEMENTOS PARA A VIDA. http://www.ipe-instituto.org.br/index.php/lista-de-jornais-usermenu-2/981-julho-de-2012/1170-universalismo-palavras-de-mestre-elementos-para-vida. Acessado em 01/05/2013.

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4