Sexta, Novembro 24, 2017
   
Text Size

Pesquisa


Warning: getimagesize(images/stories/canais/desenvolvimento_profissional/poder-do-foco-ser.JPG) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/crear469/public_html/ipe/plugins/content/multithumb/multithumb.php on line 1546

Warning: getimagesize(images/stories/canais/desenvolvimento_profissional/poder-do-foco-ser.JPG) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/crear469/public_html/ipe/plugins/content/multithumb/multithumb.php on line 1546

Liderança com Foco, Disciplina e Flexibilidade

Multithumb found errors on this page:

There was a problem loading image 'images/stories/canais/desenvolvimento_profissional/poder-do-foco-ser.JPG'
There was a problem loading image 'images/stories/canais/desenvolvimento_profissional/poder-do-foco-ser.JPG'

poder-do-foco-serMuito longe de ser modismo, a palavra liderança sempre foi e continua sendo importante nos mais variados aspectos da sociedade.

Desde a liderança materna em uma família, ou a liderança em um grupo pela sobrevivência nos tempos antigos, a expressão tem ganhado cada vez mais especificidades na medida em que é estudada e a humanidade se desenvolve.

Quando estamos num ambiente de trabalho, a liderança existe por meio do estabelecimento da hierarquia funcional. Se nós atuamos como empreendedores autônomos, igualmente precisamos nos autoguiar para conquistar objetivos traçados, mesmo os mais simples, como manter a subsistência.

Atualmente, inclusive, o termo liderança sustentável tem sido aplicado como forma de buscar a eficácia na maneira do líder capacitar os envolvidos para que haja a continuidade positiva dos trabalhos encabeçados, ou seja, espalhar uma visão e conseguir com que esta, inteligentemente se aperfeiçoe, a partir do exemplo das atitudes do líder.

Utilizar o termo sustentabilidade é apropriado, pois, as ações positivas que empreendemos em nossas vidas devem buscar ciclos mais duradouros, que se sustentem. Por mais que estejamos sempre nos aprimorando, sempre iremos encontrar um ponto de vista mais apropriado que nos molde e nos torne melhores em algo. A inteligência em estender boas atitudes, nos levarão à sabedoria.

O foco na liderança é de grande importância, mas mais importante é o foco no que deve ser feito. Quando queremos de coração que algo se realize, nos dedicamos com mais afinco. Assim, talvez precisemos colocar mais disposição para realizar mais aquilo que acreditamos ser realmente importante em nossas vidas, como falar outro idioma, fazer um bom passeio em família, manter o meio de vida saudável ou desenvolver-se profissionalmente, por exemplo.

Mas para que um plano de realize, a disciplina é de grande valia. Muitas vezes tentamos e o resultado não é o idealizado, frequentemente por inconstância. Isto faz parte do aprendizado. Quanto mais dedicarmos tempo a algo importante e criarmos formas criativas de acompanhamento, melhor estaremos disciplinados.

Se o desejo é ler mais, que tal estabelecer uma meta possível de páginas lidas por dia, mas, monitorando sinceramente dia após dia quantas páginas foram lidas, e quanto isto está acima ou abaixo da meta? Anotemos. Façamos uma planilha. Certamente, com o tempo, o resultado e a forma de fazer irá melhorar e a satisfação será constante.

A autoliderança, com foco e disciplina irá render bons frutos. Como a vida é mutável, aparecerão percalços, mas é importante nos despreocuparmos, pois, certamente precisaremos ser flexíveis, adotar posturas diferentes e nos adequar para que, com calma e tranquilidade, os desejos de nos guiar para situações melhores se realizem e, enfim, nos tornemos pessoas melhores.

Bibliografia

TULGAN, B., (2009). Não Tenha Medo de Ser Chefe - Como Combater a Epidemia de Subgerenciamento e se Tornar o Líder de que Sua Equipe Precisa. 1ª edição. Editora Sextante. Rio de Janeiro.

ULRICH, D., SMALLWOOD, N., Os 7 Princípios a Liderança Sustentável. Revista HSM Management, Barueri, página 28, mar-abr.2013

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4