Terça, Setembro 26, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Esoterismo e exoterismo

esoterismoA Vida consiste numa Verdade que ainda é desconhecida para o homem que ainda não se decidiu por desevendá-la.

A Verdade ou o Mistério da Vida não é uma informação controlada, que somente pode ser de acesso a alguns poucos, e que em determinado momento se tornará pública. Todo o conhecimento que diz respeito à Vida e ao homem é de domínio público, mas o que o limita é justamente a sua decisão por adentrar nesses planos do Conhecimento ou então permanecer na ignorância.

Muitos afirmam que Jesus transmitia seus ensinamentos através de parábolas para que não fosse do conhecimento de todos. Mas, em realidade, essa não era a Sua Missão. Jesus não falava em parábolas para manter o Mistério somente ao conhecimento de alguns; todo o contrário: falou da forma mais simples para que todos pudessem compreender, de acordo com suas condições. Porém, ouvir, entender e decidir-se por fazer são passos dependentes e conectados, quando um deles falha, todos falham, e o homem falha na conquista da Vida Eterna.

Em suas parábolas, Jesus usou exemplos e citações que eram do conhecimento do homem da época, como a pescaria, o pão, o vinho, os campos de cultivo, a vida doméstica em geral. Estes eram os campos de conhecimento daqueles homens, e a analogia com o que já conheciam transformava a mensagem transmitida mais acessível a seus intelectos e mentes. Porém, mesmo que a mensagem fosse dirigida a todos os homens, nem todos poderiam compreendê-las, pois se tratavam de ensinamentos esotéricos, isto é, ocultos para aqueles que não estavam preparados; mas de grande clareza para aqueles que se decidiram por uma vida espiritual.

Assim, os ensinamentos de Jesus seguiam duas linhas: o Esoterismo e o Exoterismo.
O Esoterismo corresponde às informações ocultas referentes à verdade da Vida e do Cosmo. Diz-se da informação esotérica aquela que transcende a vida material, revelando as verdades espirituais, que são capazes de levar o ser até a expressão de sua Eternidade.

O Esoterismo diz respeito a todas essas informações e Formações (internas do homem) que concretizam a Espiritualidade do ser. Porém, acessá-lo requer decisão e determinação; não somente em ouvir ou entender, mas em praticar, pois uma vez desvendadas as Verdades da Vida para um ser, este não conseguirá ser outra coisa a não ser aquilo que desvendou de si mesmo: um Ser Divino; não é possível conquistar essa condição e optar por viver em outra.

Por exemplo, quando o homem descobre uma faceta de si mesmo, de grande capacidade criativa, como a alegria, não pode mais ignorá-la. Aquele que conquistou a alegria em sua vida sempre será uma pessoa feliz. Pode se encontrar em alguns dias mais introspectivo, ou quieto, ou concentrado, até mesmo um pouco triste ou desanimado, mas nunca mais conseguirá deixar de ser uma pessoa alegre. O bom-humor faz parte da sua vida desde o momento que foi desvendado em sua vida; e o mau-humor nunca mais existirá para ele.

Uma vez que descobre e acessa o que estava oculto em si mesmo (esoterismo), automaticamente o colocará em prática (exoterismo).

O Exoterismo, por sua vez, corresponde à porção externa do esoterismo, isto é, a expressão na vida material dos Conhecimentos que correspondem à Formação Divina do Ser. Portanto, as atitudes do homem em vida que expressem a formação moral que possui correspondem ao exoterismo.

A formação esotérica do homem e o que expressa em realidade em sua vida, isto é, o exoterismo é diretamente proporcional à conquista hierárquica que possui.

Assim, o esoterismo diz respeito ao conhecimento interno do homem, isto é, a sabedoria que pode atingir através do desenvolvimento mental. Porém, uma vez que o esoterismo é alcançado, requer, infalivelmente, o exoterismo, isto é, a aplicação de tal conhecimento na vida prática. Algo conquistado por sabedoria deve ser aplicado na prática, senão dará lugar a um veículo mental inflamado, a uma falsidade de vida, isto é, uma hipocrisia em que se diz uma coisa, mas se realiza outra.

A conquista esotérica de um ser determina sua condição evolutiva e seu grau hierárquico. Mas sua hierarquia somente se efetivará se tais conquistas se expressarem através do exoterismo; caso contrário, os conhecimentos mantidos presos e em situação teórica, somente, darão lugar ao mental inflamado.
Portanto, somente adentrou no esoterismo quem consegue refletir tal sabedoria no exoterismo, isto é, nas suas atitudes em vida.

Saiba mais:

Espiritualidade

É a expressão da constituição interna do ser. Todos os homens possuem uma origem além do corpo-físico; uma porção interna e subjetiva a qual todos sentem a presença. Muitos chamam de alma, outros de espírito, outros de essência. Porém, o que todos estão de acordo, é que a espiritualidade do ser dá origem às virtudes humanas, que em realidade são espirituais, como a amizade, a alegria, o altruísmo, a solidariedade, o amor etc. São sentimentos que se sobrepõem ao corpo e à mente, pois fazem parte da constituição espiritual do homem. Todas as religiões estão dentro de uma espiritualidade, pois todas acreditam que o homem é muito mais daquilo que se apresenta no plano da Terra.

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4