Sexta, Novembro 24, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Cursos - Visão Geral

Atualmente o IPE oferece GRATUITAMENTE cursos abordando os seguintes temas:

 

Tema 1
Aborda a origem do Instituto de Pesquisas Evolutivas, seu propósito e seus objetivos, bem como, o que vem a ser uma instituição, com sua estrutura material, humana, espiritual. Esclarece que a base de toda instituição é o Ser Instituído, sendo os seus trabalhadores a própria instituição, atuando em qualquer tempo e espaço. Orienta quanto a responsabilidade pessoal no processo de evolução, traçando planos de atuações, estratégias organizadas, regras de conduta, visando a conquista de seus propósitos.

Tema 2
Esclarece detalhadamente os conceitos de ética, Lei e Moral e sua manifestação na sociedade. Conforme a necessidade de convívio, o ser desenvolve valores éticos que são modificados de acordo com o progresso pessoal que se reflete num crescimento social. A ética humana vem, cada vez mais, sendo aplicada além do bem-estar pessoal, buscando o bem-estar comum. Essa tendência reflete-se nas leis físicas criadas pelo homem, que são influenciadas pelas religiões, pelos valores éticos e pelo senso Moral inato em cada ser humano, resultando em leis que visam os direitos humanos e possuem uma visão Universal. Este aprendizado é conquistado a partir da autoformação através da convivência, que implica, em o homem dinamizar por si próprio seu potencial físico, emocional e mental, desenvolvendo qualidades úteis que propiciarão uma melhor qualidade de vida para si e, consequentemente, para os demais. Quanto mais o homem amplia seus esforços num movimento menos egoísta, mais se aproxima da Moral manifestando as Virtudes, que resulta no agir com Cosmoética.

Tema 3
Determina que o homem é criador e responsável por sua realidade e por tudo de bom ou ruim que lhe acontece, afetando diretamente o meio e seus semelhantes. Tudo o que existe em termos de matéria e energia está interligado e a consciência estabelece o princípio de ordem no meio em que o homem vive. Todas as energias que compõem o sistema evolutivo fazem parte da constituição energética do homem e circulam através deste por estruturas formadas pelos seus veículos de manifestação, físico, emocional e mental. Esta estrututa é composta de mecanismos energéticos: plexos, meridianos, chacras e nadis, que são componentes que devem funcionar como engrenagens no mecanismo de passagem de energia de um nível a outro, possibilitando a fluidez da energia vital. Conforme trabalha seus comportamentos, evolui, desobstruindo os canais, aumentando sua potencialidade para culminar na integralidade do ser.

Tema 4
Define o real conceito da morte, fenômeno que ocorre quando a consciência deixa de atuar no veículo físico. Explica o processo da primeira e da segunda morte e sua relação com o curso intermissivo (curso de formação existencial) e o programa existencial (planejamento para a próxima reencarnação). Reencarnar significa voltar a um novo corpo físico, com continuidade da evolução para o aprimoramento de capacidades e maturidade pela assimilação das experiências vivenciadas. O contato consigo mesmo com acesso às informações das experiências encarnatórias é denominado animismo. A amplitude da percepção, que vai além de si e começar a perceber o outro, é chamada de mediunidade, com a devida desmistificação. A capacidade de estabelecer uma comunicação com todos os seres e efetivar uma comum ação é a paranormalidade. Pela projeção, que é um fenômeno natural, os seres deslocam o foco da consciência a partir do plano físico até a expansão para planos e dimensões mais sutis e há uma amplitude de convivência. Através das experiências vividas, o homem assimila informações, forma novos conceitos e se atualiza, a fim de desenvolver uma melhor qualidade de vida.

Tema 5
Promove a prática da autodinamização e tem por objetivo conscientizar o homem de todo o seu potencial energético, através de técnicas e exercícios pessoais, para que, no processo evolutivo, possa interagir e buscar a unidade com todo o ecossistema. A autodinamização leva o homem à concretização da sua espiritualidade, adquirindo uma prontidão para responder às solicitações do mundo em que vive, propiciando, assim, uma convivência sadia, em equilíbrio consigo mesmo e com todo o Universo.

Tema 6
Vanguarda, um curso que forma seres multiplicadores de esclarecimento. Neste nível, o homem deixou para trás o egoísmo e se coloca a frente de seu tempo, de maneira decisiva e empreendedora, em todos os campos de atuação.  É capaz, não somente de ser um gestor da própria vida, como colaborar com a sustentabilidade do ecossistema.