Sábado, Novembro 25, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Janeiro de 2004

Carta ao Leitor - Paz!

Todo início de Ano desejamos Paz a quem estimamos, mas nem sempre refletimos sobre esse assunto. De forma mais imediata, lembramos de Paz quando a contrapomos com as guerras que ocorrem no mundo, sejam aquelas no Oriente Médio ou as que ocorrem dentro de nosso próprio país, evidenciando a violência e estimulando as campanhas contra o desarmamento. Porém, a Paz é possível em outras dimensões e, aliás, antes de pensarmos em níveis como citados acima, temos que refletir se esses não são apenas os efeitos da Paz que conseguimos no interior de nós mesmos.

Leia mais:Carta ao Leitor - Paz!

Brasil - Salvador - cidade de história e alegria

Salvador foi fundada em 1549, por Tomé de Souza, o primeiro governador-geral do Brasil, batizada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos. São Salvador ou simplesmente Bahia, nome com o qual se confunde até hoje, foi construída em uma encosta íngreme e é dividida em duas partes: A Cidade Baixa e a Cidade Alta, ligadas por elevadores, funiculares e ruas sinuosas. Foi a capital e sede do Governo Geral das terras portuguesas no Brasil até 1763, tornando-se capital do estado da Bahia em 1869.

Leia mais:Brasil - Salvador - cidade de história e alegria

Variedades - Administrando os conflitos para alcançar a Paz

Sempre que pensamos na ideia de administrar, nos vem a imagem de governar, reger, gerir recursos para que um tipo de organização possa sobreviver de maneira positiva, atingindo os objetivos pré-estabelecidos, no momento de sua formação. Desta mesma forma, em nossa vida, estamos constantemente administrando problemas, que podemos entender como questões suscetíveis de diversas soluções, para poder alcançar os objetivos de nossa existência, talvez resumidos no aspecto de alcançar a felicidade.

Leia mais:Variedades - Administrando os conflitos para alcançar a Paz

Variedades - Programação de Ano Novo para uma vida nova

Quando chega o início de um ano, é comum ser feita uma breve retrospectiva do ano que passou e um planejamento do ano que está se iniciando. Este é um costume que pode auxiliar bastante o processo evolutivo do homem, se for feito corretamente. Ele pode ser feito de duas formas, a primeira etapa é a observação e a avaliação do ano que se passou, e a segunda é o planejamento do ano que está se iniciando.

Leia mais:Variedades - Programação de Ano Novo para uma vida nova

Relacionamento - Conflito de gerações

Leia mais:Relacionamento - Conflito de geraçõesOs conflitos sempre ocorrem baseados em opiniões, gostos e idéias contrárias entre si, havendo discórdia. Um conflito pode se limitar a uma simples discordância de opiniões, como atingir proporções bem maiores e mais agressivas, causando desordem, inimizades, rixas e até guerras. Podemos entrar em conflito conosco mesmo quando, por exemplo, precisamos tomar uma decisão, fazer uma escolha, entre duas ou mais alternativas divergentes entre si, mas a maior parte dos conflitos ocorrem entre duas ou mais pessoas, podendo atingir grupos, como é o caso do conflito de gerações.

Leia mais:Relacionamento - Conflito de gerações