Sábado, Novembro 25, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Maio de 2007

Editorial

Amigo leitor,
A amizade é uma arte e sua expressão exige a maestria de um artista, pois o cultivo dos relacionamentos é ação cotidiana. “É preciso regar todo dia...” Cuidar de um jardim exige disciplina e carinho para que as plantas floresçam. A beleza da amizade pode ser comparada à beleza das flores, arte divina, apreciada por toda a Humanidade. As flores sempre serão presentes em nossa Vida, se soubermos cultivar as amizades e cuidar deste precioso jardim. Mensagens simples trazidas pelos Mestres são presentes oferecidos para quem quiser aproveitar as oportunidades da Vida, assim como podemos ver o belo em cada situação que se apresenta em nosso dia a dia. A proposta deste mês é sobre o florescer e o cultivar dos relacionamentos, numa expressão de verdadeira amizade.

Boa leitura!

Comportamento - Um presente especial

Leia mais:Comportamento - Um presente especial Presente é “aquilo que se oferece com o intento de agradar, retribuir ou fazer-se lembrado; brinde, dádiva, lembrança, mimo, regalo. Dádiva: dom; condão.” ¹ Quando pensamos em presente, é comum lembrar dos bens materiais que se pode ofertar ao outro, algumas vezes, com o intuito de agradar, mas outras, apenas em cumprimento a uma obrigação. Nesse caso, não pensamos na pessoa a agraciar e sim, em nosso próprio ser, em nosso egoísmo e prepotência, fortalecendo a ligação personalística.

Leia mais:Comportamento - Um presente especial

Carta ao Leitor - O Cotidiano de um Discípulo

A figura de um discípulo, para a maioria dos ocidentais, está diretamente associada aos doze discípulos de Jesus. Segundo conta a história, tais pessoas deixaram suas famílias, empregos, amigos e bens materiais para seguir um Mestre, que veio ao mundo trazer ensinamentos e valores, que viriam contribuir para uma mudança de mentalidade dentro da Humanidade, como um todo.

Leia mais:Carta ao Leitor - O Cotidiano de um Discípulo

Comportamento - Direitos Humanos: aplicação universalista da dignidade de ser

A discussão mundial acerca dos direitos humanos foi ampliada após a 2ª guerra mundial, com a elaboração do texto da Declaração dos Direitos do Homem das Nações Unidas, em 1948. A partir de então, muito se tem discutido acerca da possibilidade de se definir uma regra geral de comportamento para toda pessoa humana, considerando as concepções religiosas, culturais e políticas diversas da sociedade.

Leia mais:Comportamento - Direitos Humanos: aplicação universalista da dignidade de ser

Espaço Cultural - Babel

Leia mais:Espaço Cultural - Babel Apresentamos como sugestão de filme, recém-lançado em DVD para locação, o filme Babel, dirigido por Alejandro González Iñárritu, mexicano, que confirma seu estilo em demonstrar a relação entre os fatos em todo o mundo, por mais distantes e improváveis que possam parecer.

Leia mais:Espaço Cultural - Babel

Comportamento - Por que as pessoas se separam?

Este é um tema que todos nós somos convidados a refletir, em várias ocasiões durante nossa vida. Isto ocorre porque as separações, em geral, são muito dolorosas, principalmente entre familiares e casais, mesmo para aquele que tomou a decisão do rompimento.

Leia mais:Comportamento - Por que as pessoas se separam?

Pagina 1 de 2