Sábado, Novembro 25, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Novembro de 2005

Carta ao Leitor - Informação para a formação do Discípulo

No caminho evolutivo, chega o momento em que o ser, por determinada disciplina, é capaz de receber instruções fundamentais para sua hierarquia. Neste nível que abordo, é o grau hierárquico de um discípulo que inicia a sua formação no discipulado. As instruções recebidas podem ser para ele dadas, por um outro discípulo de mais alta hierarquia que ele, ou então por um Pré-iniciado, ou por um Iniciado e/ou pelo próprio Mestre. O que vai designar a hierarquia do instrutor é a capacidade do discípulo, a missão em que ele está envolvido e, em caso dele ser orientado pelo Mestre, é a decisão Deste em orientá-lo para um determinado fim específico de serviço, dentro da Ordem da Fraternidade Branca.

Leia mais:Carta ao Leitor - Informação para a formação do Discípulo

Comportamento - Consciência grupal

Hoje, assistindo ao Jornal Regional, me chamou a atenção uma reportagem sobre o tratamento de esgotos nas cidades da região. A matéria, como sempre, girava em torno do descaso quanto a este tema na maioria das cidades e das consequências para o ambiente e para todos nós. No entanto, dentre os problemas e dificuldades apresentadas para se efetivar tal trabalho tão essencial para todos, destacou-se uma cidade brasileira que é referência internacional no tratamento de esgoto, bem como, em técnicas de aproveitamento dos resíduos deste processo. Nesta cidade, 98% do esgoto é tratado e, praticamente, eliminou-se o problema de poluição dos rios de suas proximidades.

Leia mais:Comportamento - Consciência grupal

Comportamento - A necessidade da cultura no serviço do Discípulo

Discípulo é aprendiz de um Mestre, que o tornou tutelado direta ou indiretamente, podendo ter ou não, uma missão específica. O serviço do discípulo, além de ter a conduta do Mestre, é favorecer a evolução de si e da Humanidade. Nesse sentido, é indispensável a aquisição de cultura, pois estará diretamente em contato com pessoas que possuem pensamentos, religiões e culturas diferentes.

Leia mais:Comportamento - A necessidade da cultura no serviço do Discípulo

Brasil - O esclarecimento e as tecnologias de comunicação

A tecnologia das telecomunicações vem encurtando as distâncias muito rapidamente e o trabalho espiritual de esclarecimento não só pode, como deve se valer desses recursos para expandir-se. A utilização de livros, jornais, palestras e cursos locais são recursos muito úteis e eficientes. Porém, com o aprimoramento da internet e sua democratização no Brasil, a partir de 1994, e da comunicação via satélite, pode-se atingir um número maior de pessoas em localidades mais afastadas, sem que seja necessário se deslocar fisicamente. Além disso, pode-se atingir simultaneamente pessoas em cidades diferentes, otimizando tempo e recursos.

Leia mais:Brasil - O esclarecimento e as tecnologias de comunicação