Quinta, Junho 22, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Brasil - Aspectos culturais do Brasil

Para que possamos falar dos aspectos culturais do Brasil é necessário saber, primeiramente, o que, na realidade, é cultura. De acordo com o dicionário Aurélio, cultura é "conjunto de características humanas que não são inatas e que se criam e se preservam ou aprimoram através de comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade".

O aprimoramento e a comunicação dentro da cultura brasileira são de uma profundidade tão imensa, que esta chega a ser inigualável em alguns aspectos que lhe são característicos. A cultura brasileira varia de região para região, como acontece em qualquer lugar do mundo. O que muda, na essência, é a valorização de alguns aspectos e seus conceitos arraigados e o menosprezo, em muitos aspectos, que são fundamentais para enriquecer qualquer tipo de cultura.

A cultura brasileira é muita rica em todo o seu território e por ser,  o Brasil,  um país de dimensões continentais, essa riqueza é maior ainda, pois a diversidade é tão grande e as diferenças culturais tão enormes que viram folclore de uma região para outra. Por isso, dependendo da região, todo e qualquer tipo de cultura torna-se quase um dogma.

Podemos citar no contexto nacional a cultura inflacionária, que se arraigou profundamente nas pessoas e virou um monstro como era chamada. Isso ocorreu há mais de uma década, e até hoje ainda continua a amedrontar toda a população, inclusive o próprio governo. O aspecto cultural brasileiro precisa da sagacidade de seu povo para se tornar verdadeiro. Quando isso acontecer, a cultura realmente se sobressairá em toda a sua plenitude.

Para demonstrar os aspectos positivos da cultura brasileira, podemos citar o filme “2 Filhos de Francisco”. Nele vemos claramente a sagacidade de uma familia como um todo, principalmente pelo chefe familiar, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, em nenhum momento fraquejou em seus objetivos, que era tornar dois filhos grandes cantores e que realmente o foram mais tarde.

"2 Filhos de Francisco” mostra-nos claramente o aspecto cultural musical da região central do país, que é essencialmente a música sertaneja. A prova disso é que vários cantores já se consagraram oriundos daquela região do país. O que ocorre no Brasil é que a sua cultura e seus aspectos culturais não são valorizados como deveriam e nem têm a atenção dos orgãos governamentais, no sentido de preservar o que há de bom e desistimular o que não presta. No entanto, a cultura brasileira é preservada através da comunicação entre os indivíduos da nossa sociedade. O que a torna mais real e mais verdadeira em todos os sentidos.

A cultura brasileira por tudo isso é tão rica e verdadeira, que em alguns lugares deste país, torna-se pitoresca e mundialmente conhecida pela sua singeleza, simplicidade e beleza. Exemplo disso tudo é a cultura do carnaval que envolve uma nação inteira, de Norte a Sul.