Terça, Setembro 26, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Brasil - 50 anos de Brasília.

brasiliaA capital brasileira comemora seu cinquentenário instigando à reflexão sobre sua função política e moral!

Este ano, Brasília comemora meio século de sua fundação, ocorrida em 21 de abril de 1960. Desde 1761, 200 anos antes de sua fundação, o primeiro ministro de Portugal já falava em transferir a capital do Brasil para o interior, na região onde ela foi construída. Mas foi durante o governo de Juscelino Kubitschek que se concretizou o sonho atribuído a Dom Bosco, que teria previsto uma nova terra prometida entre os paralelos 15º e 20º.

Depois de muita polêmica no início de sua construção, os brasileiros, hoje, orgulham-se da sua modernidade e urbanismo. A forma como foi projetada garante a fluidez no trânsito, a visão ampla das avenidas, uma organização e limpeza que não costumamos presenciar na maioria das cidades do mundo. Foi considerada patrimônio da Humanidade pela Unesco e merece, realmente, este título.

A cidade foi e é palco de muitas disputas políticas, decepções, mas também de muitas conquistas. Ordem e progresso não estão somente em nossa bandeira. São qualidades que estão em nosso sentido de brasileiro e devem estender-se tanto pela capital, para os nossos governantes como também a todo o país. O pensamento do brasileiro concentrado em sua capital pode refletir o que de melhor possuímos, como a tolerância, acolhimento, generosidade e estes valores devem ser mais valorizados durante a condução do país.

Por se tratar do centro político e geográfico do Brasil, Brasília reflete o pensamento do povo brasileiro, o qual fica estarrecido diante das imagens sobre propinas guardadas em meias, cuecas e em jardins japoneses, mas também assiste às providências tomadas em razão da transparência possibilitada pela democracia e liberdade de imprensa. Sabemos que temos problemas que devem ser resolvidos, porém temos muita potência e qualidade para transformá-los em soluções.

mapaNeste 50 anos, Brasília pode ser lembrada como uma capital próspera, localizada numa região considerada esotérica, que acolhe todos que lá chegam, da mesma forma que no restante do país e possibilita o progresso com estes valores positivos que vemos nas pessoas. Talvez o aniversário de 50 anos desta cidade seja um momento de reflexão sobre os valores morais que podemos encontrar em nossos governantes e como escolher melhor. Já é tempo do povo brasileiro amadurecer e aprender a escolher quem serão os líderes a conduzir este Brasil, tão amado. Afinal, este ano é de eleição do Presidente do país.

JK, o fundador de Brasília, em uma de suas famosas frases, retrata o que pensava do poder que deveria emanar da capital para que se realizem a Ordem e o Progresso: “Sereis tanto mais influentes quanto mais fordes corretos e justos.”

Fontes: www.pensador.info/frases_juscelino_k/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasilia
http://www.infobrasilia.com.br/bsb_h5p.htm.
Fotos: Acervo IPE Extra & Físico