Domingo, Julho 23, 2017
   
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Alimente-se bem e contole a hipertensão

saudavelA natureza nos fornece tudo que precisamos para manter nosso corpo e ter uma vida equilibrada e saudável. Cada alimento contém os elementos corretos e a combinação desses elementos é que manterá nossa saúde.

A alimentação do hipertenso deve ser a mais natural possível e conter:

A)    Potássio, mineral essencial para o funcionamento do músculo cardíaco. Sua ausência pode provocar fadiga, tontura, enfraquecimento muscular e arritmia.
B)    Cálcio que contribui para formação óssea e dentária, contração muscular e impulsos nervosos. Tem importante papel na coagulação do sangue.
C)    Magnésio que atua na formação de tecido conjuntivo e ósseo, no crescimento, reprodução, metabolismo.
D)    Alcalinizantes, pois atuam no equilíbrio da acidez do sangue.
E)    Fibras que auxiliam no processo gastrointestinal.
F)    Diuréticos que estimulam o funcionamento dos rins e secreção da urina
G)    Depurativos que agem eliminando as toxinas do sangue.

Isso tudo pode ser encontrado nas verduras, legumes e frutas e na tabela abaixo podemos descobrir os alimentos ricos em tais elementos.

Alcalinizantes Abóbora, alface, cebola, cenoura, nabo, pepino, rabanete, tomate. Abacaxi, laranja, limão, maçã, melancia, melão, pêra, uva.
Fibras (alimentos integrais) Arroz, cevada, aveia, ervilha, centeio, grão de bico, germe de trigo, milho, lentilha, macarrão, soja, trigo.
Diuréticos Abóbora, agrião, beterraba. Abacaxi, coco, maçã, melancia, pêra. Capim-cidreira, carqueja, cavalinha, erva-doce, quebra-pedra.
Depurativos Alho, cebola, agrião, inhame, pepino, salsa. Abacaxi, laranja, limão, maçã, pêra, uva. Carqueja, confrei, sabugueiro.
Potássio Açaí, abacaxi, ameixa, banana, coco, framboesa, graviola, maçã, melancia, mamão, manga. Abóbora, acelga, alcachofra, alface, aipo, cebola, cenoura, couve, salsa, pepino, tomate. Feijão, girassol, grão de bico, lentilha. Avelã, castanha, tâmara, uva-passa, nozes.
Manganês Grãos integrais, leguminosas, chás e nozes. Damasco, aveia, soja, agrião, pêssego.
Cálcio Laticínios, folhas verdes (mostarda, brócolis, couve, abobrinha, repolho, etc). Salmão, tofu, semente de gergelim, laranja.

  
É importante lembrar que as proporções dos elementos variam dependendo do alimento e que é a combinação desses alimentos que atuarão no controle da hipertensão e na manutenção da saúde. Portanto, se vamos começar um controle alimentar, não podemos nos esquecer de consultar um nutricionista, profissional capacitado a nos orientar na elaboração de nosso cardápio.


Bibliografia:
ROGER, Jorge Pamplona. O Poder Medicinal dos Alimentos. 1ª Ed. Casa Publicadora Brasileira. Tatui-SP, 2006. 272p.
STETHMANN, Carlos Nascimento. Medicina Alternativa de A a Z. 6ª Ed. Natureza. Uberlândia-MG, 2003. 389p.
Retirado de: http://ritasousa.net/alimentos-ricos-em-potassio  - acesso em 09/10/11 às 21h01
Retirado de: http://emedix.uol.com.br/vit/vit028_1f_manganes.php  - acesso em 09.10.11 – 22h17
Retirado de: http://www.informacaonutricional.net/nutricao/alimentos-ricos-em-calcio/  - acesso em 09.10.11 – 22h29

Foto: http://images.google.com.br/

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