Segunda, Novembro 20, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Sal: Mocinho ou Vilão?

salO Sal é um mineral composto por dois elementos principais: Cloro e o Sódio. NaCl, esta  é a fórmula química do tão famoso e conhecido Sal de cozinha. Até o século XX o Sal era utilizado como um importante conservante alimentar, sua importância era tão expressiva que durante o período romano ele foi utilizado como cédula de pagamento aos trabalhadores, e vem justamente dai a origem da palavra salário.

O potencial sanitário do Sal, ou seja, seu forte poder de conservar os alimentos impedindo a reprodução das bactérias foi o ponto forte que o tornou o tempero mais popular do mundo.

O Sal é essencial à manutenção da vida, o perigo surge com o uso abusivo que se faz deste mineral. Na fórmula química Cloreto de Sódio o perigo não está no Cloreto e sim no Sódio, portanto, é muito importante ao olharmos os rótulos dos alimentos, verificar a quantidade de sódio que eles contêm, poisgeralmente não vem escrito sal e sim Sódio.

Porque um elemento que é essencial à manutenção da vida podetambém ser o responsável pela destruição da mesma?

O Sódio tem funções importantíssimas no organismo humano:

  • Controlar o equilíbrio hídrico do corpo,
  • Contribuir para os impulsos nervosos do cérebro,
  • Permitir a contração muscular,
  • Participar da regulação do ritmo cardíaco.

Mas, quando ingerimos alimentos salgado,aumentamos a quantidade de sódio em nossa corrente sanguínea, sentimos mais sede, portanto, ingerimos mais água, isto prejudica o equílibrio que deve existir noorganismo entre o sódio e a água. Sendo assim, o excesso do Sódio no organismo desestrutura o metabolismo como um todo.

O aumento da ingestão de água leva a um aumento no volume saguíneo, consequentemente aumenta o volume circulante, com isso o coração trabalha com muito mais força, o quegera um aumento na pressão arterial surgindo então, a tão conhecida Hipertensão Arterial que pode levar a um AVC (Acidende Vascular Cerebral), Infarto, problemas renais e tantos outros danos.

A questão não é se devemos ou não ingerir Sal, mas sim, ingerir a quantidade correta. A OMS – Organização Mundial da Saúde determina que um adulto deve ingerir 5grs de Sal por dia o que corresponte a uma colher de chá de Sal(= 2,5grs de Sódio) mas, infelizmente o brasileiro ingere em média 10grs por dia. Aqueles que se alimentam diariamente de lanches chegam a ingerir o dobro disto por dia (20grs).

Devemos lembrar que assim como o Salestá presente em nosso organismo, todos os seres vivos também contém sal em sua constituição, portanto, as carnes e os vegetais que ingerimos jácontêm, naturalmente, uma certa quantidade de sal. Na verdade o Sódio está presente na maioria dos alimentos embora em quantidade pequena, até mesmo em alguns tipos de adoçantes.

Vale lembrar, que o gosto pelo sal não é nato, ele é adquirido, portanto, é muito importante que eduquemos as crianças, desde pequenas, a ingerir apenas a quantidade de Sal necessária para o bom funcionamento do organismo.

Nem mocinho, nem vilão, apenas necessário na quantidade certa.

Leia Mais

Utilizando corretmente o sal

Referências Bibliográficas:

Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloreto_de_s%C3%B3dio. Acesso em 08/01/2012.

Disponivel em: http://www.brasilescola.com/quimica/cloreto-sodio.htm. Acesso em: 08/01/2012.

Disponivel em: http://www.infopedia.pt/$cloreto-de-sodio. Acesso em 08/01/2012.

imagem: © Piotr Majka | Dreamstime.com

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4