Segunda, Maio 29, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Próstata

cancerprostatafotoO sistema genital masculino é formado pela bolsa escrotal, testículos, vias espermáticas (epidídimo, ducto deferente e uretra), glândulas sexuais acessórias (glândulas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais) e pênis.

A próstata, glândula que mede aproximadamente 4cm de diâmetro, fica localizada abaixo da bexiga, órgão muscular que se distende à medida que a urina se acumula em seu interior. A próstata envolve a porção inicial da uretra, canal pelo qual a urina que está armazenada na bexiga é eliminada. Ela é responsável pela produção de parte do sêmen, secreção liberada durante o ato sexual, mais conhecida como esperma. O esperma é constituído de nutrientes que alimentam os espermatozoides, além disso, serve também de veículo para conduzir os espermatozoides até o óvulo. Devido à proximidade destes órgãos qualquer problema que ocorra com a próstata afeta diretamente a bexiga e a uretra.

A próstata tem uma função biológica importante e necessária na fase reprodutora do homem, mas a partir dos quarenta anos de idade, ela se torna um órgão indesejável na vida de 80 a 90% da população masculina, pois elapode sofre alterações. Dentre elas, geralmente após os quarenta anos de idade, temos a Hiperplasia e o Câncer de Próstata.

A Hiperplasia é uma multiplicação benigna das células prostáticas causando um aumento no tamanho da próstata.Este aumento comprime a bexiga e a uretra provocando dois sintomas: primeiro adificuldade para urinar, o jato perde a potência e fica mais fino;o segundo incomodo é que a pessoa não consegue reter urina na bexiga, o que faz com que ela vá ao banheiro mais vezes, principalmente durante a noite,prejudicando assim a qualidade do sono. Mesmo sendo benigno este aumento da próstata ou Hiperplasia traz prejuízos à qualidade de vida do homem.

O Câncer de próstata, chamado também de câncer da terceira idade acontece,três quartos dos casos no mundo, após os sessenta e cinco anos de idade e é um processo maligno, no qual as células crescem e invadem os tecidos vizinhos trazendo muitas complicações.

O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Nos países desenvolvidos as taxas são seis vezes maiores em comparação com os países em desenvolvimento. No Brasil é a quarta causa de morte por tipo de câncer e a segunda causa de morte por câncer entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão que é o que mais mata no mundo. A cada ano cerca de 50 mil homens têm diagnóstico de câncer de próstata no Brasil.

Este tipo decâncer, na maioria das vezes, tem aumento lento e por este motivo, alguns especialistas acreditam que cerca de 80% dos homens de 80 anos, que morreram por outras causas, tinham câncer de próstata não diagnosticado. Mas existem casos em que o desenvolvimento desses tumores ocorre de forma rápida, espalhando-separa outros órgãos e levando ao óbito.

No Brasil, a evolução nos métodos de diagnósticos, melhoria na qualidade do sistema deinformaçõese aumento na expectativa de vida justificam o aumento nas taxas de incidência.

A prevenção ainda é o melhor método contra qualquer tipo de patologia, e no caso do câncer de próstata, por se tratar de uma patologia especifica do sexo masculino, uma das maioresdificuldades ainda éo preconceito e a falta de informação que fazem com que muitos homens só procurem ajuda quando os sintomas já estão presentes prejudicando a qualidade de vida.

Referencias Bibliográficas:

Próstata. Disponível em: http://www.accamargo.org.br. Acesso em: 24/03/2013

Câncer de Próstata. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/cancer/cancer-de-prostata. Acesso em: 23/03/13

Conheça os tipos de câncer mais letais. Disponível em: http://www.sissaude.com.br. Acesso em: 24/03/13.

Saúde do Homem. Disponível em: http://www.brasil.gov.br. Acesso em 24/03/13.

Foto: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata

Saiba Mais

Câncer de Próstata: Exames Preventivos e Diagnósticos 

Câncer de Prostata: Formas de Tratamento 

Alimentação e Próstata

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4