Segunda, Maio 29, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Qualidade de vida e atividade física

atitidadefisicaA atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica, proporcionando um gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, tendo como resultados os benefícios à saúde.

A prática da atividade física regular orientada permite que o corpo tenha sua musculatura fortalecida e ao mesmo tempo flexível. Auxilia na perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, etc.

O exercício físico é visto como um instrumento para melhorar a Qualidade de Vida, pois acelera o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais e ambientais e com isso, o indivíduo adquire um estado de bem-estar. Com o hábito diário de praticar exercícios físicos o ser estará saudável corporal e mentalmente.

Pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela inatividade física.

O único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo, não durante um mês, mas durante toda a vida. A saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e, portanto, prevenir o surgimento de algumas doenças. Quando nascemos, recebemos um corpo saudável e temos o dever de zelar por este, que é nosso abrigo.

Uma pessoa ativa tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.

O homem já adentrou no terceiro milênio e depara-se com uma população sedentária, que é fruto da modernização tecnológica, que ao mesmo tempo que traz conforto às pessoas, mas tira os espaços para a prática de atividades físicas, restringindo os movimentos ao cotidiano e ao trabalho. Como o movimento é inerente ao ser humano, fazendo parte do seu dia-a-dia, cabe ao homem a responsabilidade de trabalhá-lo, interferindo em todas as fases do seu desenvolvimento, da infância à terceira idade.

Os movimentos que podem ser vivenciados com a prática da atividade física através do esporte, do jogo, da ginástica e da dança podem alterar todo o estado emocional e energético de um indivíduo.

Quando se pratica qualquer atividade física, movimentando-se, altera-se a velocidade dos batimentos cardíacos. Consequentemente, o indivíduo sofre alteração na atividade respiratória, podendo diminuir a amplitude e aumentar o número de respiração ou aumentar a amplitude e diminuir o número de respirações por minuto.

Tudo em busca de energia, que vem através do ar e que nos permite a vida. Ao mesmo tempo em que ocorre todo esse processo fisiológico, simultaneamente, ocorre também a absorção de prana.

Enquanto o indivíduo se concentra em seus movimentos, deixa sua mente aberta e absorve o prâna, ganhando mais energia para eliminar as formas-pensamento negativas que criou durante o dia. Por isso, nos sentimos renovados após a prática de uma atividade física e ganhamos qualidade de vida.

Podemos comparar essa purificação com a radiografia dos pulmões de um fumante e um não fumante, representando o antes e depois de uma atividade física.

Saiba mais:

Atividade Física e absorção de energia
História do termo: “Qualidade de Vida”
O que é necessário para ter qualidade de vida?


Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4