Sexta, Novembro 24, 2017
   
Text Size

Pesquisa

A vingança do judeu - J.W.Rochester

vingancadojudeuNeste livro, Rochester aborda o tema do racismo e do preconceito ao criar uma narrativa que envolve o amor proibido entre jovens de religiões diferentes. Samuel Mayer, banqueiro judeu, e Valéria M., aristocrata católica, se veem obrigados a interromper seu relacionamento, devido ao escândalo que poderia suceder se tal relação fosse descoberta pela sociedade.


O ponto central da história são as consequências desastrosas que tal preconceito traz para o povo subjugado, neste caso, os judeus.

Movidos por desejo de vingança e complexo de inferioridade ou superioridade, diversas vezes os personagens discriminados tomam atitudes inconsequentes para se verem livres dos estigmas que os perseguem.

Além do preconceito religioso, o livro trata da segregação de classes sociais, na qual, pobres, ricos ou comerciantes não estão autorizados a trocar relações de afetos entre si.

A história, apesar de ter sido escrita há muitos anos traz à tona questionamentos atuais, principalmente se levarmos em conta o número de vezes que guerras e destruição foram motivadas por preconceitos - cruzadas, escravidão, extermínio indígena, Segunda Guerra Mundial...

O leitor poderá, através da leitura desse romance, refletir sobre as diversas maneiras de expressar o preconceito, da mais sutil a mais escancarada, e constatar como todas essas formas são igualmente cruéis e desprovidas de justificativa.

SAIBA MAIS:

Racismo: “é a doutrina que sustenta a existência de uma raça ou raças superiores” (Morais, 1999)

Xenofobia: “é a aversão ao estrangeiro e coisas estrangeiras” (Morais, 1999)

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4