Sexta, Novembro 24, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Ikebana

flor1O “caminho das flores” é uma arte tradicional japonesa baseada na composição floral. O arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção linear de ritmo e cores.

A arte desenvolvida valoriza tanto o vaso quanto os galhos, as folhas e os caules e é claro a flor em si.
A estrutura completa do arranjo floral japonês é baseada em 3 eixos principais simbolizando o ceú, a terra e a humanidade. A origem do Ikebana é o kyoka, a oferenda de flores nos templos budistas, que iniciada no sexto século na China. Os arranjos de flores e galhos eram dispostos de forma a apontarem para o ceú.

flor2No século dezesseis apareceu um estilo de arranjo mais sofisticado chamado rikka, que reflete o esplendor da natureza e o expõe ao público.

Os arranjos florais são utilizados para ocasiões como festas e todo tipo de cerimônia fazendo do Ikebana uma tradição, uma arte e uma cultura japonesa conhecida e ensinada pelo mundo.

A tradição fazia com que as mulheres estudassem várias artes na escola, para se casarem, e além da cerimônia do chá e da caligrafia, o Ikebana também era ensinado.

Conhecer a teoria não é o mais importante para se aproximar do “caminho das flores.” Antes de qualquer coisa, Ikebana é, a arte de saber olhar as plantas, reconhecê-las e procurar o melhor ângulo para expô-las. Enquanto se prepara a composição floral, é preciso entrar em contato com as flores e conversar com elas extraindo o máximo desse encontro único. É preciso ter respeito e conhecimento da natureza para preparar um Ikebana, no qual, a mistura das flores e elementos precisa estar harmonizada.

flor3Neste processo, atua-se com o botão da flor que simboliza o futuro, a flor aberta chama o desabrochar, as flores de pessegueiro representam a feminilidade, o bambu simboliza a prosperidade, a assimetria dá, a ideia de movimento e vida.

Só no Japão existem mais de 3.000 escolas de Ikebana com mais de 20 milhões de praticantes.

O ikebana é muito praticado em casa, onde pequenos grupos se reúnem para juntos, comporem sua arte, trocando informações e conhecendo-se melhor, uns aos outros. O contato com esses elementos da natureza: plantas, galhos, flores, pedras, água é muito benéfico nos relacionamentos, pois proporcionam instantes de contato pessoal, nos quais, os problemas do dia a dia se afastam e a relação com o espírito se fortalece, dando oportunidade para que a paz e a felicidade sejam sentidas e vividas. flor4


Bibliografia
http://www.fmo.org.br/fmo2/ikebana_sanguetsu.html

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4