Domingo, Julho 23, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Se as coisas vão mal - sinal de acomodação

O desenvolvimento tecnológico facilitou a vida do homem, dando lhe tempo para que se dedique mais ao seu desenvolvimento pessoal, profissional e social. Porém, as pessoas, em sua maioria, optam por se acomodar, conformadas pelo medo e covardia de enfrentar os problemas ou conveniência para manter uma ilusória zona de conforto.

acomodacaoNo campo pessoal, esta situação pode ser exemplificada pelos constantes problemas conjugais que muitos casais, com vinte, trinta anos de relacionamento ou até mais, vivem sem crescimento mútuo, num marasmo e rotina, em que predominam a insatisfação, irritação, mau-humor, numa convivência difícil.

No profissional, a acomodação se exemplifica na pessoa que trabalha anos e anos numa empresa sem mostrar suas qualidades, na busca de uma promoção. Quando se conscientiza da insatisfação, por estar no mesmo cargo enquanto seus colegas de trabalho são promovidos, acaba culpando o chefe, o supervisor, o dono da empresa, enfim, para ela todos são culpados menos ela mesma. A culpa é do “se”: se o chefe não pegasse no pé, “se” tivesse um carro, “se” tivesse feito daquela forma poderia ter sucesso, ou conquistado “se”...

O sinônimo de acomodação é a falta de ambição , de aspiração e conformismo e resulta do medo de arriscar, fracassar, perder e a pessoa desiste antes mesmo de tentar, deixando a oportunidade passar, fortalecendo seus equivocados paradigmas apegando-se ao pouco que tem.

Uma profunda insatisfação cresce em tudo o que se faz e com todos, fortalecendo a energia negativa num sistema de reclamações e problemas sem fim. A situação se agrava quando a pessoa se junta a um grupo sintonizado com o mesmo comportamento, em que os encontros sociais se limitam a tratar somente das reclamações e problemas, sem a procura de soluções. Nem se cogita a mudança da situação.

As reclamações não importam em mudanças e somente a decisão de agir para o bem-estar, físico, emocional, mental e espiritual, é que pode proporcionar a saída da situação de problemas.

Diante das dificuldades da vida a esperança é fundamental para que sejam aproveitadas todas as oportunidades que surjam no caminho e que a atuação seja sempre dentro do melhor que se pode atingir. A escolha de estar na Terra tem como objetivo o caminhar para a evolução.

Ao optar pela mudança , pela renovação, pelo crescimento, os aspectos negativos se distanciam do ambiente pessoal, e a vontade de alcançar o bem se fortalece, proporcionando o retorno da alegria de viver.

O bem ocorre quando a pessoa exercita o positivismo. Inicialmente trabalha com a lógica, atuando com determinação e coragem e se desenvolve até chegar à razão. O otimista enxerga o real e o verdadeiro. Baseado nos fatos e nas experiências tira sempre um aprendizado e vê o mundo do melhor modo possível.

Viver é comprometer-se a ser feliz e resolver problemas emocionais, técnicos, financeiros, religiosos e de relacionamento, estando sempre conscientes da responsabilidade pelas escolhas.

Bibliografia utilizada: http://www.antoniorobertoevoce.com.br

Saiba mais:

Paradigmas

São padrões psicológicos, modelos ou mapas que o homem em sociedade usa para guiar sua vida, formados pelas experiências vividas. Eles podem ser valiosos, como referências para o caminho evolutivo, mas podem se tornar perigosos se forem considerados como verdades absolutas e inflexíveis. A aceitação de possibilidades de mudanças e a assimilação de novas informações são fundamentais para que sejam identificados preconceitos baseados em experiências anteriores e haja uma flexibilidade decorrente de um amadurecimento pessoal. Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode cristalizar ou paralisar a pessoa em aspectos ultrapassados, e impedir uma evolução, causando retrocessos ou regressões.

Mudança

A mudança é um processo natural que impulsiona o homem a evoluir pelas circunstâncias que vive. Ela desinstala, tira da nossa zona de conforto e força a pessoa a fazer as coisas de modo diferente, o que é difícil. Quando as ideias são desafiadas, a pessoa é forçada a repensar sua posição, o que é desconfortável. É por isso que, em vez de refletir sobre seus comportamentos e enfrentar a árdua tarefa de mudar seus paradigmas, muitos se contentam em permanecer para sempre paralisados em seus pequenos trilhos.
O progresso contínuo é fundamental tanto para as pessoas como para as organizações, porque nada permanece igual na vida. A natureza nos mostra claramente que ou a pessoa está viva e crescendo, ou está declinando e morrendo.

Comprometimento

O verdadeiro comprometer-se envolve o crescimento do indivíduo e do grupo, juntamente com o aperfeiçoamento constante com o objetivo do bem-estar comum. A pessoa comprometida dedica-se ao crescimento e aperfeiçoamento de si e de todos ao seu redor o que exige um amadurecimento em todos os sentidos, desde o pessoal, passando pelo profissional, social, até chegar à maturidade espiritual.

Ambição

Ambição é tudo o que você pretende fazer na vida para ser feliz, sem importar numa ganância. São os objetivos, sonhos, resoluções para o futuro. Dentro da capacidade individual, o homem deve ambicionar os passos que pode dar em seu cotidiano, sem querer antecipar os fatos antes do tempo que devem acontecer. Ambicionar com passos seguros a felicidade e determinar seu percurso é uma ação correta dentro da lei divina.

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4