Sábado, Julho 22, 2017
   
Text Size

Pesquisa

Diferenças devido ao sexo dos filhos

sexoflihosMeninos e meninas recebem tratamento diferente, isso não é problema, visto que são indivíduos diferentes. O problema está na discriminação que os pais fazem de acordo com o sexo de seus filhos, que é resultado da própria educação que receberam, também discriminatória e preconceituosa.

O pensamento machista que muitos pais têm até hoje de dar mais liberdade para os filhos homens do que para as mulheres é totalmente arcaico e uma forma incoerente de educar.

Conceitos como: “meu filho tem que ‘pegar’ todas, porque ele é homem”, ou “se a menina engravidar é porque não presta”, demonstram a ideia absurda de que só a mulher tem responsabilidade sobre seus atos. Esses pensamentos resultam em homens irresponsáveis e mulheres submissas. Os limites impostos têm que valer para todos.

Os filhos homens correm os mesmos riscos que as meninas, pois afinal de contas, embora sejam as meninas que engravidem, elas não o fazem sozinhas, e os meninos também devem ser responsabilizados pelos seus atos.

Outras “regras” também definem essa educação machista como, menina tem que ajudar a mãe nas tarefas de casa e o menino será servido, tanto pela mãe como pela irmã, assim como o pai. Menino não pode brincar de boneca, menina não pode brincar de carrinho; menino não usa rosa; menino tem que gostar e jogar futebol ou gostar do esporte que o pai gosta; menina não pode jogar futebol, tem que fazer balé e aprender a cozinhar.

Tudo isso são condicionamentos e tabus que devem ser quebrados pelos pais para que tratem seus filhos de acordo com o comportamento deles e não pela diferença sexual.
No tratamento dos filhos é preciso ter bom senso. O correto é ter os mesmos cuidados com ambos, mas deixá-los cientes de suas responsabilidades, das consequências de seus atos.

Bibliografia:
http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=2575
http://aprendiz.uol.com.br/content/brukekuroc.mmp


SAIBA MAIS: Diferenças devido à idade dos filhos; COMO LIDAR COM AS DIFERENÇAS ENTRE OS FILHOS

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4