Açafrão da Terra ou Curcuma – benefícios

Acafrao 1

Acafrao 2

A cozinha é um dos laboratórios mais antigos e importantes para a saúde, pois é lá que realizamos os mais variados experimentos. Tornar as receitas mais saborosas e nutritivas é sempre o objetivo dos alquimistas da cozinha e quando se consegue fugir do tradicional alho, cebola e sal e acrescentar outros ingredientes que além de proporcionar sabor e aroma diferenciado oferecem propriedades terapêuticas é realmente um diferencial.

 

Neste momento entram em cena as ervas e especiarias que além da função nutricional oferecem também a função medicinal agindo na prevenção e tratamento de diversas doenças. Mas é preciso atenção, conhecimento e moderação ao utilizar estes elementos, pois quando em excesso, podem ter efeitos tóxicos.

O Açafrão da Terra ou Cúrcuma longa, é uma especiaria muito preciosa. Espécie originária do sudeste asiático, encontrado na natureza na forma de raiz, pertence à família do gengibre, porém não possui o ardor característico do mesmo. Tem uma cor amarelo dourada, familiar a todos os que comem comida indiana.

Tem sido muito estudado devido às suas propriedades fitoterápicas como: antioxidante, anti-inflamatório, propriedades gastrintestinais: hepatoprotetor, colagogo e hipolipidêmico, antiespamódico, prevenção da remissão de colite ulcerativa, tratamento de úlcera e dispepsia, tratamento de litíase, quimiopreventivo, propriedades cardiovasculares: antiplaquetário, antiaterogênico, prevenção de isquemia miocárdica, diabetes, hiperlipidemia, ; cicatrizante, antimicrobiano. É também estudado pelos seus possíveis benefícios na prevenção e tratamento do:

· Alzheimer – acredita-se ser possível, devido à sua ação anti-inflamatória e antioxidante e na remoção das placas b-amiloides do cérebro, características da doença.

· Prevenção de cânceres gástricos, de cólon, oral, esofágico, de mama e pele, segundo o American Institute for Cancer Research.

Na culinária, devido à sua coloração amarelada, é muito utilizado para dar cor aos alimentos, mas seu uso não se limita apenas ao efeito corante, ele serve também para realçar o sabor de vários pratos. É levemente apimentado e terroso e pode ser utilizado com vários alimentos.

 Autora: Delinalva Vieira de Souza                                  

Referências:

 

Disponível em:  file:///C:/Users/deli_/Desktop/CLINICA/ALIMENTAÇÃO/TEMPEROS.pdf Acesso: 28/05/19

Foto – Disponível em:   https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7afr%C3%A3o-da-terra

 https://globalnews.pt/dica-acafrao-da-terra/

 Acesso: Mai/19

 

Posts Recentes

Assine já!

Quer estar por dentro das últimas novidades?

Não se preocupe, também não gostamos de spam ;)
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Veja Também

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional