Saúde: Antiginástica – o que é?

Antiginastica

 

A antiginástica é uma prática corporal que utiliza um método natural de bem estar que permite a cada um se conhecer melhor e habitar seu próprio corpo. Foi criada em 1970 pela fisioterapeuta francesa Thérèse Bertherat autora do livro “O corpo e suas razões” escrito em 1976 que virou um best-seller instantâneo. Bertherat dedicou boa parte de sua vida a observar, estudar e entender o corpo humano, seu funcionamento e potencial, assim como os bloqueios que criamos ao longo da vida e que transforma este corpo tão flexível em um veículo totalmente rígido. 

 A antiginástica não é uma terapia, nem um esporte e também não tem como objetivo, transformar alguém em superatletas, os movimentos propostos são sutis, precisos e rigorosos e levam em conta os pensamentos, emoções e afetos, respeitando a integridade da estrutura corporal. O método se aplica ao ser integral: corpo, mente e espírito que estão intimamente interligados.

 Este método proporciona o autoconhecimento do corpo e o entendimento de que todas as suas partes se conectam, mesmo as mais diferentes e distantes. Esta prática também faz com que partes do corpo que já estavam adormecidas por falta de movimento e que, portanto perderam a mobilidade sejam despertadas.

O corpo é a casa que abriga as nossas emoções, os nossos pensamentos e o nosso espirito, por este motivo sofre com os desequilíbrios desses veículos.

O automatismo, a correria, o estresse, o trabalho, as questões familiares, fazem com que esqueçamos que é preciso pensar no equilíbrio do corpo e assim, deixamos de ter um contato íntimo com ele. Conhecer e sentir cada pedacinho desta máquina é importante para o bem-estar geral, pois esta falta de intimidade tem como resultado o excesso de tensão que provoca encurtamentos e contrações na cadeia de músculos, tendões e ligamentos que formam o corpo físico, provocando dores intensas que, muitas vezes, chegam a impedir a própria locomoção.

Os exercícios praticados na antiginástica oferecem inúmeros benefícios como, por exemplo, um corpo mais flexível, segurança, melhora a autonomia, melhora a respiração propiciando mais energia para a pessoa aprimorando assim a qualidade de vida. Os exercícios são ferramentas que ajudam a pessoa a tomar consciência do próprio corpo, assim como descobrir que este veículo guarda registros de emoções vividas e muitas vezes mal resolvidas.

Não existe contraindicação para pratica da antiginástica e nem mesmo limite de idade para se iniciar ou parar a prática, mas uma coisa é certa; quanto mais cedo se inicia, menor a probabilidade de enrijecimento físico.
Para se tornar um profissional capacitado para ensinar a prática da antiginástica é preciso três anos de prática pessoal, seguidos de três anos de formação e de estágios regulares de reciclagem. No Brasil, atualmente, é possível praticar a antiginástica em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, Campinas e Porto Alegre.

“Há uma casa que tem seu nome, você é o único proprietário, mas você não pode entrar. Você fica afastado, na frente da fachada, porque você perdeu a chave (…) Mas as paredes sabem tudo, elas não se esquecem de nada.” (Bertherat)

Autora: Delinalva Vieira de Souza

Fontes: https://www.vix.com/pt/bdm/dieta/141/antiginastica-no-brasil. Acesso em: 29/05/18

htps://g1.globo.com/bemestar/noticia/o-que-e-a-antiginastica-e-o-que-ela-pode-fazer-por-voce-e-seu-corpo.ghtml. Acesso em: 29/05/18

 

 

Posts Recentes

Assine já!

Quer estar por dentro das últimas novidades?

Não se preocupe, também não gostamos de spam ;)
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade.

Veja Também

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional