Saúde: CRISPR-CAS9

Crispr

CRISPR-CAS9 é um método revolucionário e avançadíssimo que promete revolucionar o meio cientifico e esta prestes a sair do plano dos sonhos para se tornar realidade.

 

 

Todo ser vivo com exceção dos vírus são formados por células microscópicas e dentro destas células ficam os núcleos e dentro destes fica o DNA – Ácido Desoxirribonucleico (Uma fita dupla em espiral formada por compostos orgânicos representada por quatro letras: A, T, C e G que significam: Adenina, Timina, Citosina e Guanina), que carrega toda a informação genética do ser tanto características físicas como também de algumas doenças.

Mexer no DNA até pouco tempo atrás não era nada fácil além de muito caro, utilizava-se técnicas muito difíceis e só profissionais muito capacitados na área da genética tinham condições de atuar nas pesquisas e mesmo assim o número de erros eram muito alto.

Esta técnica batizada de Crispr-Cas9 pode ser preparada em qualquer laboratório, em qualquer parte do mundo, trata-se da mistura de uma proteína (Cas9) + material genético e o mais interessante é que pode ser programado e os cientistas podem colocar onde quiser, Isto permite que eles possam retirar a parte do DNA, ou seja, o pedaço do material genético problemático e substituir por outro saudável ou simplesmente tirar fora o pedaço defeituoso e emendar as pontas do material que sobrou, é como pegar uma tesoura e fazer um recorte do pedaço problemático ou que desejam alterar.

Estas pesquisas iniciaram ha mais ou menos cinco anos e tudo começou após a observação do contato que ocorre entre vírus e bactérias. Os vírus injetam material genético no interior das bactérias para torna-las mais fracas, mas algumas vezes elas conseguem vencer a este ataque graças a um sistema antivírus que é só delas elas fazem isto salvando parte do DNA do vírus dentro do seu próprio DNA e com a ajuda de uma proteína consegue edita-lo, os cientistas conseguiram repetir este processo em laboratório e assim podem editar o DNA de plantas, animais e seres humanos. É uma técnica muito precisa, ela já foi utilizada num estudo contra AIDS e mostrou que é possível reduzir o material genético viral dentro das células brancas do sangue, pode ser utilizada também com tipos de tumores diversos, na China a técnica já esta sendo testada em pacientes com câncer de pulmão modificando o sistema imunológico dos mesmos. Aqui no Brasil um biólogo brasileiro da Unesp esta testando o Crispr-Cas9 para mudar o material genético do mosquito Aedes aegypti, enfim no mundo inteiro estudos estão sendo desenvolvidos com esta técnica revolucionário, mas ao mesmo tempo que ela oferece infinitas possibilidades de mudanças positivas ela levanta questões éticas pois ela poderá intervir na ordem natural do ecossistema existem cientistas utilizando esta técnica em embriões mostrando que é possível se obter embriões “sob medida”, portanto, ainda tem muita coisa para se discutir antes que esta técnica tão revolucionaria da engenharia genética se torne acessível a todos que necessitam. É necessário que o homem não se esqueça de que toda ação tem uma reação e não se chega a Moral sem antes a ética. 

Ética: “Valores que estabelecem normas dentro das leis humanas.” (MORAIS, E. S.)

Autora: Delinalva Vieira de Souza

Fontes: https://globoplay.globo.com/v/6405348/programa/ Acesso em 18/01/18.                                http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2016/04/1764258-conheca-o-crispr-tecnica-de-edicao-do-dna-que-promete-mudar-o-mundo.shtml. Acesso em 18/01/17.                                http://www.luispellegrini.com.br/edicao-do-genoma-o-que-e-afinal-a-tecnica-crispr/. Acesso em:16/01/18

MORAIS, E. S. – Estudo da Carta ao Leitor – Paulínia, 03.10.05.

Imagem, disponível em:
https://www.google.com.br/search?q=fotos+dna&rlz=1c1okwm_pt-brbr772br772&source=lnms&tbm=isch&sa=x&ved=0ahukewi0w9-v1uxyahxlizakhb9aahqq_auicigb&biw=1440&bih=674#imgrc=bxpmxgnckiq7qm:

Posts Recentes

Assine já!

Quer estar por dentro das últimas novidades?

Não se preocupe, também não gostamos de spam ;)
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Veja Também

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional