Saúde do Homem: Promoção e Prevenção

saude do homem prevencaoO mês de Novembro é conhecido como o mês de conscientização da sociedade, em especial dos homens, referente à Saúde do Homem com foco no combate ao Câncer de próstata. Mas não podemos pensar em saúde do homem limitando apenas a um determinado mês ou mesmo a um problema especifico.

 

Existe uma Política voltada a Atenção Integral à Saúde do Homem criada desde 2008 quando o SUS completou 20 anos. O objetivo principal desta politica é a promoção de ações de saúde que contribuam para a “compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos”. Segundo o Ministério da Saúde, a cada três pessoas que morrem no Brasil, duas são homens. A cada cinco pessoas que morrem entre 20 a 30 anos, quatro delas são homens.

Carlos Sales Júnior, coordenador estadual de Saúde do Homem da Secretaria de Estado de Saúde Pública – Sespa, informou num evento de abertura da Campanha Novembro Azul na cidade Ananindeua, região metropolitana de Belém, que os homens morrem mais cedo que as mulheres em todas as faixas etárias, menos acima dos 80 anos, porque dificilmente chegam a essa idade. Ele também informa que os homens brasileiros vivem 7,2 anos menos que as mulheres, “e as principais causas desse quadro são o fato de os homens acharem que nunca vão adoecer, fazem diagnóstico tardio de doenças graves, não seguem o tratamento recomendado, estão mais expostos aos acidentes de trabalho e trânsito, utilizam álcool e drogas em maior quantidade, envolvem-se mais em situações de violência e não praticam atividade física com regularidade”.

É preciso que ocorra uma mudança cultural na forma de pensar e de educar a população masculina, pois desde pequenos são educados para serem os super-heróis da casa, não podem adoecer, não devem chorar, pois expressar emoções é sinal de fraqueza. Geralmente só procuram atendimento médico quando o problema já se agravou e mesmo assim, muitas vezes, são as mães ou esposas que agendam suas consultas.

Para o urologista paulista Aguinaldo Nardi, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia e diretor da Clínica Integra e Fertility, em Bauru (SP), ao contrário da mulher, os homens ainda não incorporaram a prevenção e os cuidados com a saúde em seu dia a dia. “Eles se consideram indestrutíveis e por isso não aceitam sua própria fragilidade”, resultado: os homens adoecem mais. Em seu livro “A Fragilidade do Sexo Forte”, o especialista propõe uma reflexão sobre as principais doenças urológicas que podem afetar o homem ao longo da vida. Nardi também esclarece alguns mitos relacionados à saúde masculina, como por exemplo, a andoprausa.

saude do homem prevencao e promocao

Evitar o médico, até que um problema se desenvolva, pode ser arriscado para a saúde e pode trazer consequências graves. Em 2012 a empresa Abbott nos Estados Unidos criou o programa Drive for Five http://www.driveforfive.com, para conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos para a saúde masculina. Em parceria com a revista Mens Health a Abbott desenvolveu uma grande pesquisa na qual verificou-se que a maioria dos homens são displicentes com a saúde. 61% dos homens assumiram que são “semi-proativos sobre saúde”, pois só procuram atendimento médico quando necessário, 46% informaram que a consulta médica os deixa ansiosos e com medo, 50% assumiram que têm medo de descobrir que estão com algum problema sério de saúde, e ainda que os homens sabem muito pouco ou quase nada sobre questões importantes de saúde, que vão muito além do câncer de próstata, e muitos nem mesmo sabem o que é, onde fica e qual a função da tão falada próstata. Este programa foi lançado em 2012, portanto há 8 anos, mas no que diz respeito à postura masculina diante da prevenção, muito pouco mudou.

“A boa saúde sempre dependerá muito mais de cuidados preventivos do que de médicos.” (Carli)

Autora: Delinalva Vieira de Souza

Bibliografia:

https://www.abbottbrasil.com.br/imprensa/noticias/press-releases/maioria-dos-homens-nao-cuida-da-saude.html. Acesso em: 27/11/18

http://www6.ensp.fiocruz.br/radis/revista-radis/74/reportagens/%E2%80%9Cos-homens-cuidam-pouco-da-saude%E2%80%9D. Acesso: 27/11/18

Imagem: disponível em: https://toonclips.com/design/55747. Acesso em: 27/11/18

Posts Recentes

Assine já!

Quer estar por dentro das últimas novidades?

Não se preocupe, também não gostamos de spam ;)
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Veja Também

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional