Saúde: SCALP COOLING – touca de resfriamento do couro cabeludo

Scalp cooling

 

A scalp cooling – touca de resfriamento do couro cabeludo é mais uma técnica dentro do processo terapêutico da Crioterapia, também conhecida como terapia do frio.

 

A Crioterapia é uma técnica na qual se utiliza o frio com o objetivo de diminuir a temperatura corporal e desta forma reduzir a temperatura dos tecidos, provocando uma diminuição no processo metabólico, o que faz com que as células tenham uma redução na necessidade de oxigênio. Nesta terapia o frio é aplicado nas mais variadas formas: na forma líquida – água, sólida – gelo e gasosa – gases como, por exemplo, o nitrogênio líquido.

Apesar de ser ainda desconhecida para alguns, esta técnica não é novidade. Existem relatos que se referem à sua utilização desde o século 2500 a.C., pelo povo egípcio, como indicação de analgésico e anti-inflamatório e foi devido a estas indicações que a terapia foi difundida no século XIX no exército de Napoleão Bonaparte, pelo médico de sua tropa, principalmente nos casos de amputação. Na década de 1970, passou a ser utilizada nos casos de lesões desportivas.

A Crioterapia provoca os efeitos de anestésico. Reduz a dor, os espasmos musculares, estimula o relaxamento, evita a mobilização precoce, melhora a amplitude dos movimentos, reduz edemas e hematomas, diminui processos inflamatórios, preserva a integridade das células dos tecidos lesionados. Por este motivo é indicada nos diversos tipos de tratamentos.

Além de amplamente utilizada na medicina desportiva, ela também tem sido utilizada na área da estética, nos tratamentos de gordura localizada, flacidez e também na remoção de algumas protuberâncias como, por exemplo, verrugas.

A novidade mais recente na utilização da Crioterapia é a scalp cooling – touca de resfriamento do couro cabeludo, uma técnica que trouxe um pouco de alento aos pacientes que precisam realizar quimioterapia. Receber um diagnóstico de câncer não é nada fácil, e dentre todas as dificuldades que o paciente enfrenta desde o momento do diagnostico como durante todo o tratamento estão os efeitos da quimioterapia – conjunto de medicamentos utilizados para impedir o crescimento acelerado das células, processo que acontece com os tumores. A quimioterapia é uma das opções de tratamentos mais utilizados nos casos de câncer.

Mas, dentre os vários efeitos colaterais provocados pela quimioterapia está a queda do cabelo, reação que traz um prejuízo muito grande a autoestima do paciente. Uma outra questão também é a perda do sigilo, pois esta reação torna público o seu problema.

 A scalp cooling – touca de resfriamento do couro cabeludo é uma máquina inglesa da marca Paxman que chegou ao Brasil em 2014. Ela funciona com uma serpentina acoplada a uma touca e é interligada a uma caixa de resfriamento que faz com que a água circule a uma temperatura de 4ºC pelo couro cabeludo, levando-o a se estabilizar a 18ºC devido à troca de calor entre o corpo e a touca. Esta baixa da temperatura provoca uma vasoconstrição dos vasos sanguíneos, diminuindo a circulação dos quimioterápicos, poupando assim os bulbos capilares.

O Dr. Fernando Maluf – oncologista do hospital Albert Einstein explica que é preciso utilizar a touca por 30 minutos antes da infusão da quimioterapia, durante toda a sessão e por mais 90 minutos após o término dela, devido ao pico da medicação circulante na corrente sanguínea. Com esta técnica é possível amenizar a queda de cabelo em até 80%. Infelizmente em alguns tipos de câncer a utilização desta técnica não é indicada, assim como também, nem todos os pacientes obtêm o mesmo resultado com a sua aplicação. Sua utilização deve ter indicação médica e ser acompanhada por profissional especializado.

Autora: Delinalva Vieira de Souza

Fontes: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/scalp-cooler-touca-de-resfriamento-do-couro-cabeludo-e-nova-aliada-no-tratamento-do-cancer/9961/7/. Acesso em: 25/06/18

http://fisioterapia.com/crioterapia-o-que-e-e-para-que-serve/. Acesso em: 25/06/18

Imagem disponível em:

 https://vilamulher.uol.com.br/bem-estar/saude/equipamento-promete-diminuir-queda-de-cabelo-na-quimioterapia-678817-e-120.html. Acesso em: 01/07/18

 

 

Posts Recentes

Assine já!

Quer estar por dentro das últimas novidades?

Não se preocupe, também não gostamos de spam ;)
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade.

Veja Também

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional