Saúde: O poder do abraço

o poder do abraco arcababy

Quem nunca se sentiu amparado, acolhido, amado, fortalecido após receber um abraço apertado de uma pessoa querida ou até mesmo de um desconhecido num momento difícil?

 

 

O abraço é uma forma de toque, um gesto de carinho que, em alguns momentos pode até salvar vidas. Segundo pesquisas realizadas por especialistas o contato com outro ser humano pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental, além de melhorar a capacidade de socialização das pessoas. 

Estudos realizados ao longo dos anos mostraram que quando tocamos ou somos tocados, áreas específicas do cérebro são ativadas, e isto pode influenciar nos processos dos pensamentos assim como nas reações e respostas fisiológicas. Mas é preciso também considerar que nem todas as pessoas se sentem confortáveis diante de um gesto mais íntimo.

Uma pesquisa finlandesa publicada em 2017 na revista cientifica Scientific Reports revelou que o toque pode produzir efeito positivo ou negativo dependendo do contexto em que ocorre. “O toque não leva universalmente a emoções positivas. As diferenças culturais podem fazer com que o toque seja interpretado como uma violação da distância interpessoal” e é preciso também considerar as questões pessoais que podem estar relacionados a traumas devido a algum tipo de violência.

Mas, se por um lado temos estudos que mostram um lado negativo do abraço por outro temos incansáveis pesquisadores que insistem em provar, através de inúmeras pesquisas, os benefícios do abraço. Por exemplo, a pesquisa publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), em 2015, mostrou que tocar ou ser tocado é importante para o ser humano como forma de comunicar emoções e manter relacionamentos — sejam eles românticos, fraternos ou de amizade. Segundo a psicoterapeuta norte-americana Virginia Satir: “Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para nos manter. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer”.

Estudo publicado na revista The New Yorker revelou que um dos primeiros sentidos que se desenvolve na criança é o toque e o mesmo estudo levou os pesquisadores a concluir que, em alguns casos o toque é essencial para que o individuo tenha um bom desenvolvimento e facilidade de se relacionar socialmente. Pesquisa Sueca realizada em 2017 mostrou que crianças que se encontravam em estado de sofrimento ou medo apresentaram sinais de tranquilidade após receberem abraço ou carinho de uma pessoa.

Diversos estudos realizados por pesquisadores holandeses concluíram que abraçar pode aliviar sentimentos de medo existencial e insegurança pessoal. O contato físico “toque” tem uma importância tão relevante nas respostas cerebrais que alguns cientistas debatem sobre a questão de introduzir o toque em sessões de aconselhamento devido o seu alto potencial terapêutico e a discussão gira em torno dos benefícios X perigos éticos.

Pesquisas revelam que o abraço fortalece o sistema imunológico, pois libera hormônios responsáveis por combater infecções deixando o corpo mais resistente às doenças. A Dra. Tiffany Field, diretora do Instituto de Pesquisas do Toque do departamento de Pediatria da Universidade de Miami, Escola de Medicina Toque Research – Instituto criado em 1992 – primeiro centro criado e voltado ao estudo do toque e sua aplicação em ciência e medicina, acredita que o toque realiza maravilhas na saúde física e mental, além dos benefícios no tratamento da depressão, estresse, ansiedade, agressividade, medo etc…, combate até mesmo doenças como o câncer, isto porque, estimula a produção de células de defesa como a NK – natural killers.

O toque proporcionado pelo abraço estimula também a liberação de um hormônio chamado ocitocina que relaxa os músculos, alivia dores, reduz a pressão arterial, diminui os batimentos cardíacos, diminui o nível de cortisol conhecido como o hormônio do estresse.

“O melhor lugar do mundo é dentro de uma abraço”, música – Jota Quest)

E você, já abraçou alguém hoje?

 

Autora: Delinalva V de Souza

Referencias Bibliográficas e fonte imagem:

Disponível em: https://www.hipnosenapratica.com.br/psicologia-do-abraco/. Acesso em: 27/09/18
Disponível em: https://super.abril.com.br/saude/abracar-faz-bem-a-saude/. Acesso em: 27/09/18.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IUO-o_Bg8AY- Videoclipe oficial da música Dentro de um Abraço de Jota Quest- Acesso em: 27/09/18
Imagem: Disponível em: https://arcababy.com.br/o-poder-do-abraco/. Acesso em: 27/09/18

Posts Recentes

Assine já!

Quer estar por dentro das últimas novidades?

Não se preocupe, também não gostamos de spam ;)
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade.

Veja Também

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional