Cultural: Há 60 anos o Samba ganha uma nova Bossa Nova

bossa20nova2Por volta de 1958, o samba, um ritmo musical que era tocado no subúrbio do Rio de Janeiro, vestiu uma roupagem nova e ganhou o mundo. Dessa mudança inesperada na música brasileira surge a Bossa Nova que tem versos, acordes e batida inconfundíveis, diferente de tudo que havia em matéria de música, até aquela época.

 

Foi nessa ocasião que um grupo de jovens da zona sul do Rio de Janeiro encantado com o ritmo do jazz americano começou a fazer música brasileira com certa cadência diferenciada das criações de até então, e que teve grande influência nas composições produzidas nos encontros musicais, na casa da cantora Nara Leão, em Copacabana. Lá surgiu a música do Brasil, o movimento da Bossa Nova. Com um jeito único de tocar, batida suave, ensolarada, carioca com “um banquinho e um violão”, deu lugar às letras de músicas pessimistas, compostas para o samba-canção que falava de amores perdidos. Essa nova batida de violão é cultivada há 60 anos e foi a responsável pela parceria de “copo e vida” de Antônio Carlos Brasileiro Jobim, o Tom e Vinicius de Moraes.

Tom Jobim (1927-1994), mostrou o Brasil para o mundo. Na música Wave, usou da prosódia e, ao invés de “Vô te dizer”, escolheu “Vô te contáaaa…os olhos já não podem ver, coisas que só o coração pode entender, fundamental é mesmo o amor…” e, até hoje, das dez músicas mais tocada no mundo, duas são composições dele.

Vinicius de Moraes (1913-1980), diplomata, um dos maiores poetas, e compositor da música brasileira foi, também dramaturgo e jornalista, apelidado de poetinha por Tom Jobim. Ele deu início ao movimento da Bossa Nova com o LP Canção do Amor Demais, com músicas suas e de Tom Jobim, cantadas por Elizeth Cardoso. Em 1962, ele, Tom Jobim e João Gilberto fizeram um show no Rio de Janeiro onde foram lançados grandes sucessos como “Garota de Ipanema” e “Samba da Bênção”.

Sessenta anos depois, as músicas e as poesias de Tom e Vinicius continuam cruzando oceanos. Garota de Ipanema é a música brasileira mais conhecida no exterior, perdendo apenas para Yersteday de Paul MacCartney. No Japão é sucesso até hoje, pois como eles mesmos dizem, a suavidade da bossa nova combina com o sentimento do japonês.

De Juazeiro, na Bahia, surge o violonista João Gilberto, o baiano bossa nova, com um jeito único de tocar samba. No toque do violão, ele sintetiza a batida do surdo e dos tamborins, instrumentos usados nas rodas de samba. Foi um passo adiante na música brasileira, mas sem deixar a tradição para trás. Em 1958 ele escreve seu nome na história, com a música Chega de Saudade, letra de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes. A música brasileira moderna se consagra com João e isso ocorre de maneira marcante.

Graças a esse novo movimento musical chamado de Bossa Nova, cantores sem potência vocal, de voz suave, se lançaram no mercado musical, com um tipo de melodia chamada “de apartamento”, para não incomodar os vizinhos, pois na verdade o importante não é a potência, mas o sentimento.

Quando da comemoração dos trinta anos do surgimento da Bossa Nova, dois de seus criadores, que não se viam há muito tempo, decidem se encontrar em um show em homenagem a Vinicius de Moraes, morto em 1980. Tratava-se de uma apresentação de Tom Jobim e João Gilberto, este recluso há muito tempo, aceitou sair de casa para uma rara e magnífica apresentação.

A modernidade da Bossa Nova é atemporal, nunca envelhece, nem tão pouco o samba de qualidade como também todas as grandes composições de samba-canção nunca soaram velhas.

Prosódia é a parte da linguística que estuda a entonação, o ritmo, o acento da linguagem falada e demais atributos correlatos na fala.

 

Autora: Lidia Reganelli

https://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/post/bossa-de-joao-completa-60-anos-em-2018-sem-nunca-ter-deixado-de-soar-nova.ghtml
Reportagens de Gabriel Saboia e Frederico Gullar, João Marcello Bôscoli
cbn.globoradio.globo.com

google imagens: https://rankz.files.wordpress.com/2008/08/bossa20nova2.jpg

Posts Recentes

Assine já!

Quer estar por dentro das últimas novidades?

Não se preocupe, também não gostamos de spam ;)
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Veja Também

Postagens Relacionadas

Canais

Em busca de alta!

Muitas pessoas buscam um terapeuta para solucionar um trauma, um problema, uma situação. Válido, inteligentemente válido. Contudo, começam a terapia

Continuar lendo »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional