Saúde: Contrologia

pilatesOs gregos já conheciam melhor do que ninguém, o significado de equilíbrio entre corpo e mente, que se expressa em saúde física perfeita, felicidade mental suprema e grandes avanços na estrada do progresso humano.

Eles acreditavam que quanto mais alguém se aproxima de um estado de perfeição física, (pensando em saúde e não em estética), mais sua mente se aproxima de um estado de perfeição mental. Este teria que ser um desenvolvimento simultâneo, pois se houvesse uma desigualdade, seja do corpo ou da mente, por negligência, o resultado seria o completo fracasso da primeira Lei da Civilização: Preservação da Vida.

Os gregos se preocupavam muito com a saúde. Eram um povo amante da natureza, poemas, dramas, além de gostar muito da vida ao ar livre. Não se preocupavam tanto com roupas para melhorar seus rendimentos nos esportes. Joseph Pilates praticava suas atividades ao ar livre com apenas um shorts, independentemente do tempo que fizesse. Estar exposto fortifica e revitaliza, visando atingir objetivos de perfeição física e mental. Infelizmente, para a atual sociedade, perdemos muito desse desenvolvimento científico e harmonioso, vivendo a mercê de doenças e infelicidades.

Contrologia, assim batizada por Joseph Pilates, é um conjunto de práticas organizadas de forma sistêmica, deliberada e passível de sequencialização, que tem como objetivo resultados predeterminados nos aspectos gerais. Essa se denomina hoje como o autêntico Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental.

“Control” significa controle e “Logia”, domínio, que designa o estado de condição de domínio e consciência dos movimentos corporais que um praticante atinge após a prática sistemática dos exercícios criados por Joseph Pilates, um homem muito além de seu tempo. Desenvolveu este método pensando em cada detalhe que pudesse vir a trazer benefícios aos praticantes, focando a atenção em cada segmento corporal, em seu perfeito alinhamento e na coordenação desses movimentos com a respiração completa e profunda. O resultado é um corpo forte, equilibrado e flexível, uma mente clara e ágil e um espírito alegre e harmonioso.

Fascinado pela devoção do povo grego à perfeição física, Pilates baseou a Contrologia em um pensamento da Antiguidade, que em latim se formulava “Mens sana in Corpore sano”, criando seu sistema de condicionamento físico e mental. 

A aquisição e o desfrute do bem-estar físico, da calma mental e da paz espiritual não têm preço para seus possuidores, se houver alguém tão afortunado vivendo entre nós hoje. Contudo, este é o ideal pelo qual devemos lutar e, somente através da Contrologia, esta tríade incomparável do corpo, mente e espírito equilibrado pode ser conseguida .

Autora: Cátia Cristina Villapiano

Fonte: Contrology – C. Kolyniac & I.E. Garcia

Foto: © Marc Julien

Posts Recentes

Assine já!

Quer estar por dentro das últimas novidades?

Não se preocupe, também não gostamos de spam ;)
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Veja Também

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional